27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Você sabia que 85% das compras (inclusive as online) são decididas pelo subconsciente? Por isso, você não pode abrir mão de utilizar o neuromarketing na internet. E uma dessas estratégias está diretamente relacionada ao significado das cores no marketing.

É isso mesmo: as cores têm significado! Se elas forem utilizadas da forma correta nos elementos de seu site, produto e comunicações gráficas podem contribuir para potencializar suas taxas de conversão, atraindo novos clientes.

É importante lembrar que, no dia a dia, podemos identificar o significado das cores em vários lugares, a exemplo dos semáforos. Mas elas também possuem um poder de persuasão inconsciente que contribui muito para o reconhecimento e o fortalecimento de sua marca na mente do seu público-alvo e persona.

Por exemplo, quando você utiliza as mesmas cores nos posts tutoriais em suas redes sociais, os seus seguidores, ao rolar suas timelines, reconhecem as publicações de sua marca só de baterem o olho. Isso pode ser positivo para aumentar o engajamento nas suas redes sociais.

Significados das cores no marketing

Para te ajudar a entender o significado das cores no marketing e para que você saiba utilizá-las no momento certo, vamos trazer alguns exemplos.

entenda o significado das cores no marketing

1. Preto

Apesar de ser relacionada à morte em algumas situações, o preto traz uma sensação de seriedade, elegância, autoridade e mistério. Ela se encaixa bem para marcas e contextos clássicos.

significado das cores no marketing preto

Quem nunca viu algum banco lançar um cartão de crédito black, que oferece um elevado valor de limite apenas para quem tem muito dinheiro? A ideia é exatamente essa. Dessa forma, todas as suas campanhas precisam seguir essa linha.

2. Branco

Em contrapartida, o branco da pureza dos vestidos de noiva também está relacionado à limpeza e à paz. Qual a cor da bandeira que levantamos quando pedimos trégua, mesmo? Branca.

3. Azul

Empresas que optam pela cor azul desejam passar uma sensação de confiança, paz, calma e contemplação. Algo semelhante ao que sentimos apreciando o mar.

significado das cores no marketing azul

Não é por acaso que ela é usada na marca de duas famosas redes sociais: Twitter e Facebook. Mas também é utilizada por companhias de outros mercados.

4. Verde

O verde, por sua vez, é frequentemente ligada às coisas da natureza. Porém, ela também pode lembrar o dinheiro, além de crescimento, sucesso e harmonia.

Essa cor pode ser muito encontrada no ambiente hospitalar, que ajuda a manter os pacientes calmos.

5. Vermelho

Vermelho é a cor da paixão, do sexo, do fogo e do sangue. Visualmente, ela domina. Por isso, deve ser utilizada com cuidado para não passar a impressão negativa de raiva e agressividade. É a cor mais apropriada para sugerir alguma ação. Talvez, ela seja interessante para um botão de Call to Action eficiente, não?

6. Amarelo

Também ligado ao calor, como o vermelho. O amarelo também estimula o intelecto e passa sensação de otimismo, alegria. É a primeira cor que o olho humano percebe. Há quem diga que é responsável por estimular o metabolismo.

significado das cores no marketing amarelo

Como não lembrar dos arcos amarelos de uma marca de fast-food mundialmente conhecida?

Onde utilizar o significado das cores no marketing

Dependendo do propósito das suas campanhas, você pode recorrer a uma cor específica. No entanto, é interessante que você já tenha elegido uma cor que represente bastante a sua empresa. Como falamos acima, isso ajuda os seus potenciais clientes a identificar rapidamente suas campanhas em meio a tantas informações que os usuários recebem na internet.

Portanto, procure aplicar o significado das cores no marketing em todas as suas ações. Isso inclui desde as campanhas de email marketing até uma simples publicação nas redes sociais.

Tem mais: quando criar uma landing page grátis no ville Target, você tem a opção de editar todas as cores da página de captura, inclusive o Call to Action.

Faça testes A/B para definir as cores de suas campanhas

Você acha que o Netshoes era roxo desde o começo? Não era. A empresa só escolheu essa cor para representá-la após realizar muitos estudos com seus clientes. E você deve fazer o mesmo.

significado das cores no marketing netshoes

Procure utilizar testes A/B para chegar a conclusões mais assertivas. Então, quando disparar uma campanhas de email marketing, vale a pena criar duas versões diferentes. Nelas, modifique apenas as cores de fundo e dos botões de Call to Action. Cada versão deve ser direcionada para dois grupos da sua base de contatos.

Caso você faça o disparo com o ville Target, você tem acesso a todas as métricas de email markeitng, como taxa de abertura e de clique. Assim, você consegue saber qual versão teve mais conversão e, por consequência, quais cores dão mais resultados para as suas campanhas.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados