(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Basta dar uma olhada ao seu redor para perceber que (quase) todo mundo está navegando na internet pelo celular. Na prática, isso significa que as empresas precisam adotar uma estratégia mobile para impactar seu público-alvo. Isso inclui, é claro, desenvolver um .

Não acredita muito nessa história? Então, acompanhe este texto e descubra por que e como criar um site otimizado para dispositivos móveis agora mesmo:

Por que criar um site otimizado para dispositivos móveis?

1. Todo mundo usa dispositivos móveis

Como falamos no começo deste texto, afirmamos que (quase) todo mundo navega na internet pelo celular. E isso é uma verdade. De acordo com dados do IBGE, 95% dos usuários acessam a internet pelo smartphone. Nesse sentido, ter um site otimizado para dispositivos móveis aumentam suas chances de ser encontrado pelo público-alvo e persona da sua empresa.

site otimizado para dispositivos móveis acesso smartphone

Além de dar uma olhada nas redes sociais, as pessoas costumavam utilizar o smartphone para fazer pesquisas de compras, obter mais informações sobre produtos ou serviços. Aí, elas finalizavam a aquisição em desktop ou presencialmente mesmo.

No entanto, esse comportamento mudou um pouco. Agora, os usuários também finalizam a compra direto no smartphone. Segundo pesquisa da consultoria Ebit, 27% das compras online foram realizadas via dispositivos móveis. Portanto, é preciso proporcionar uma experiência completa ao usuário mobile.

2. Critério do Google para SEO

Sabendo que o acesso por dispositivos móveis é uma realidade para a maioria dos usuários, o Google prioriza sites que possuem versões mobile ou páginas web responsivas para o ranqueamento das buscas. Afinal de contas, a missão do Google é apresentar os melhores resultados para os usuários.

Em resumo, ter um site otimizado para dispositivos móveis deixou de ser algo supérfluo e passou a ser uma necessidade. Quase uma obrigação.

Como criar um site otimizado para dispositivos móveis

Basicamente, há duas maneiras para criar um site otimizado para dispositivos móveis. Em primeiro lugar – e o mais recomendado pelo Google –, está o site responsivo, ou seja, que se adapta a todos os tamanhos de tela automaticamente.

site otimizado para dispositivos móveis responsivo

Entre as principais vantagens de um site responsivo, podemos a entrega do mesmo conteúdo para desktop e dispositivos móveis em um único endereço. Isso agiliza o carregamento da página e diminui o seu trabalho braçal, porque você só precisa atualizar o seu site uma única vez.

A outra maneira é criar uma versão própria para mobile. A vantagem dessa alterativa é que você consegue proporcionar uma experiência única aos usuários móveis. No entanto, terá mais trabalho para atualizar cada versão do site.

Como deve ser um site otimizado para dispositivos móveis

Para que o seu site mobile seja otimizado, é muito importante proporcionar uma ótima experiência aos usuários. De modo geral, eles precisam encontrar o que querem em poucos toques na tela.

Nesse sentido, evite excesso de conteúdos e hyperlinks muito próximos um dos outros. Para agilizar a navegação do usuário, vale a pena ter um campo de busca interno. Assim, ele encontra rapidamente aquilo que ele procura dentro do seu site.

como deve ser um site otimizado para dispositivos móveis

Outro ponto que merece atenção é o tamanho das imagens. Quanto mais pesadas elas forem, mais lento fica o carregamento do seu site. E isso não é nada positivo.

Aqui, recomendamos utilizar a plataforma online TinyPNG que diminui o tamanho do arquivo sem que ele perca a qualidade. Esse detalhe é muito importante, uma vez que muitos usuários usam conexão 3G, que costuma ser mais lenta. Aí, se você tiver muitas imagens pesadas, dificilmente o usuário vai conseguir carregar sua página.

Lembre-se que investir em SEO é um trabalho contínuo. Sempre é possível melhorar a otimização de seu site. E existem muitas ferramentas gratuitas que indicam como está o desempenho de seu site quanto à otimização para os mecanismos de busca.

O PageSpeed Insights, do próprio Google, faz uma avaliação rápida sobre a performance da sua página tanto em desktop quanto para mobile. De quebra, a plataforma sugere pontos de melhorias.

Como a automação de marketing pode te ajudar

Ter um site otimizado para dispositivos móveis é fundamental, mas não é tudo. Afinal de contas, você não impacta seu público-alvo apenas em sua página web.

Dentro do seu planejamento de marketing digital, certamente você investe em campanhas em diversos canais. Aqui, estamos falando em peças de email marketing, posts nas redes sociais, conteúdos em vídeo e landing pages.

site otimizado para dispositivos móveis automação de marketing

Em todas essas ações de marketing, você também deve proporcionar uma ótima experiência aos usuários. Então, quando enviar uma campanha por email, certifique-se de que ela esteja adaptada para dispositivos móveis. Para ajudá-lo, o ville Target, ferramenta de automação de marketing, permite que você importe templates responsivos de emails para você disparar.

Quer mais? Pois a plataforma também permite que você crie uma landing page grátis totalmente adaptada para dispositivos móveis de forma rápida e intuitiva.

Então, cadastre-se agora mesmo no ville Target e impulsione suas ações de marketing para desktop e dispositivos móveis!

automacao de marketing

Posts relacionados