27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Todos os benefícios do email marketing podem ir por água abaixo por conta da qualidade dos emails de sua lista. Aqui, estamos falando dos resultados de envio: soft bounce e hard bounce.

Traduzindo do inglês, bounce significa “quicar”. É como se a sua campanha de email fosse enviada, quicasse e voltasse para o seu servidor. Enfim, ela não é entregue para algumas pessoas da sua base de contatos. Dessa forma, soft bounce e hard bounce são erros (geralmente retornos pelo fato da conta de email ser inválida) que acontecem depois que você faz o disparo da campanha.

Boa parte dos profissionais chegam a ignorar esse detalhe. Isso é um erro, uma vez que apresentar um alto índice de bounce prejudica a reputação do seu domínio. No fim das contas, pode acabar diminuindo o índice de entrega de suas próximas campanhas ou até mesmo sendo bloqueado pelo software de automação de marketing.

Já pensou, então, se aquela oferta especial de Dia das Mães não chegar à caixa de entrada de boa parte de seus contatos? Seus resultados ficam comprometidos.

 

O que são soft bounce e hard bounce

 

Como você percebeu, existem dois tipos de bounces: soft bounce e o hard bounce. Para solucionar esses problemas, é preciso entender como eles funcionam.

 

 
 

1. O que é soft bounce?

 

O soft bounce tem menor impacto negativo na reputação do seu domínio e na sua campanha. Trata-se apenas de uma questão de indisponibilidade temporária.

 

soft bounce e hard bounce o que é soft bounce

 

Geralmente, ele acontece nas seguintes situações: caixa de email do cliente lotada; falha de conexão, bloqueio de antivírus, anexo maior que o limite e por aí vai. No entanto, é possível que a entrega do email acabe dando certo após reenviar a campanha mais tarde.

Aliás, quem utiliza o ville Target para realizar o disparo de suas campanhas não precisa se preocupar em fazer o reenvio. Isso porque a própria ferramenta realiza, automaticamente, uma nova tentativa mais tarde.

Como não se trata de um erro tão grave, o mais recomendável é manter uma taxa de soft bounce de até 6% da sua lista de contatos. Por outro lado, se após 72 horas, você tentar um novo envio – sem sucesso mais uma vez – o email de seu lead fica identificado como Hard Bounce.

 

2. O que é hard bounce?

 

Por sua vez, o hard bounce é um problema mais complexo, mais persistente. O mais comum que existe é quando o destinatário não existe. Por isso, você NUNCA deve comprar listas de emails. Quando você compra uma lista, há inúmeros emails que já são considerados inativos, ou seja, não são acessados há mais de cinco meses.

Ao contrário do que você faz em casos de soft bounce, é melhor NÃO reenviar as mensagens que voltarem, uma vez que elas podem prejudicar a reputação do seu domínio. Por isso, é muito importante que sua taxa de Hard Bounces se mantenha abaixo de 2%. O ville Target pode por exemplo, bloquear o envio de emails de sua conta se detectar de forma recorrente, altas taxas de bounce ou complaint.

 

soft bounce e hard bounce o que é hard bounce

 

Para garantir uma entregabilidade alta de emails, o ville Target bloqueia, automaticamente, o envio de campanhas que estão apresentando um alto índice de hard bounce. Essa medida também evita que o seu domínio tenha a reputação prejudicada.

 

Saiba também o que é Complaint (reportado como spam)

 

É quando o destinatário reporta seu email enviado como SPAM. Isso tende a ocorrer com mais freqüência, quando se compra lista de emails.

Reforçamos que, para se obter uma boa entregabilidade e para que não se tenha probremas com bounces e complaints, é sempre recomendado construir sua própria lista e jamais comprar listas de emails. 

 

1. Acompanhar as métricas de desempenho

 

Acompanhar as principais métricas de email marketing é uma obrigação de qualquer profissional de marketing. Dessa forma, você consegue saber se as suas campanhas estão dando o resultado esperado.

 

 

Mas não é só isso. Além de apresentar as taxas de abertura e de clique, o ville Target mostra o índice de bounce de cada campanha. A ferramenta ainda indica quais destinatários apresentaram esse problema técnico para que você possa fazer uma limpa na sua lista.

 

2. Manter sua lista sempre atualizada

 

Em primeiro lugar, a sua lista de contatos deve ser formada por apenas pessoas que se inscreveram nela por livre espontânea vontade. De modo geral, elas precisam ter demonstrado interesse naquilo que você tem a oferecer.

Nesse sentido, é importante que você construa a sua própria base de contatos de maneira orgânica e honesta. Inclusive, já apresentamos algumas maneiras para você melhorar a captação de leads. Lembre-se que qualidade dos contatos é muito mais importante que quantidade, hein!

 

soft bounce e hard bounce listas atualizadas

 

Por fim, como adiantamos acima, também é fundamental que você remova os contatos que retornarem como hard bounce da sua lista de contatos. Ao manter contatos que realmente interagem com suas campanhas, você preserva a reputação do seu domínio e tem mais chances de converter seu email marketing.

Quer ter ótimos resultados com suas campanhas de email marketing? Então, baixe agora mesmo o ebook grátis “O Poder do Email Marketing” e confira uma série de dicas matadoras!

 

GIF animado email marketing

 

Posts relacionados