(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quais histórias sua empresa tem passado para os seus clientes? Se você não sabe o que é storytelling e como utilizá-lo na sua estratégia de marketing, leia esse artigo.

Você já parou para pensar quais as motivações que nos levam a querer adquirir alguns serviços e produtos? O que motiva a geração das nossas necessidades e desejos?

Se for do seu interesse cativar seus clientes através das emoções e assim superar a concorrência, você está no lugar certo. Existem algumas técnicas que possibilitam que seu cliente se interesse por seu produto através de boas histórias.

Através do storytelling, você conseguirá construir narrativas interessantes e transmitir um conteúdo envolvente para o público. O fato de contar histórias para o seu cliente o fará se tornar mais próximo, por haver uma identificação com sua empresa.

Contar histórias é uma das tradições mais antigas do mundo. Civilizações antigas transmitiam seus ensinamentos através da fala e até hoje alguns conhecimentos de algumas culturas são validados a partir das histórias orais.

Fato é que todos nós temos histórias para contar, então com sua empresa não seria diferente. Ao utilizar o storytelling, você poderá contar os seus cases de sucesso e escrever a própria narrativa, com o objetivo de atrair a atenção do leitor.

Portanto, contrate um especialista que possa te ajudar a desenvolver histórias bacanas sobre sua empresa e assim facilitar a comunicação com o seu cliente. Essa é uma das estratégias de marketing que vem sendo implementada pelas empresas que desejam atrair mais leads e fidelizá-los com suas histórias.

Mas vamos ao que interessa, o que é storytelling?

O que é Storytelling?

Storytelling

Basicamente storytelling é o termo utilizado para as técnicas utilizadas ao contar histórias através das palavras e de recursos audiovisuais. Em inglês, seu significado é “contar histórias”.

Em suma, essas técnicas foram inspiradas em escritores e roteiristas que tem o objetivo de transformar o conteúdo numa experiência única para o cliente. Essa experiência é validada através da transmissão da mensagem e se ela cativou ou não esse cliente.

Essa estratégia é usual pois facilita a venda de produto e serviços, mesmo que indiretamente, pois é altamente persuasiva.

Ademais, é muito comum ver a técnica do storytelling sendo utilizado em narrativas na tv, na publicidade e também no marketing.

Hoje em dia, reter a atenção do seu cliente é mais importante do que o dinheiro. Ou seja, quanto mais pessoas são impactadas e interessam pelo seu negócio, aumentam suas chances de ter cada vez mais clientes em potencial.

Por exemplo, tomemos como exemplo o youtube. Quase ninguém tem paciência de ver aquelas propagandas que passam, e algumas pessoas não conseguem chegar ao final de vídeos com mais de um minuto, se o conteúdo não for realmente bom.

Consumimos muitas informações durante o dia, mas são poucas as que conseguimos lembrar depois. Vemos notícias na internet, podcasts, vídeos e acessamos as redes sociais.

Temos acesso a muito conhecimento, mas não temos atenção a nada. No entanto, quando contamos uma boa história, ela pode chamar a atenção até mesmo daquelas pessoas mais dispersas.

O que faz as pessoas se sentirem atraídas por algumas histórias e não outras? Como reter a atenção do seu cliente produzindo algo que seja interessante para ele? Bem, precisamos descobrir inicialmente como cativar o cliente e saber o que é storytelling pode ser o primeiro passo.

Qual a sua importância?

Histórias

Após entender o que é storytelling, conseguimos inserir no contexto do marketing e perceber a sua importância. Ele é carregado de apelo emocional e tem como objetivo estimular as mensagens mentais dos seus seguidores.

No entanto, é importante que antes de aplicar o storytelling na sua empresa, você conheça a sua persona e a história da marca que você deseja contar.

Após conhecer a persona, busque entender quem é o seu público alvo e desta forma sim saberá quais histórias contar. O interessante aqui é conseguir envolver o cliente no seu enredo, que deve ser o mais atrativo possível.

Algumas vantagens são:

  • Ser lembrado mais facilmente
  • Mostrar histórias de sucesso
  • Transformar histórias em boas ideias

No marketing digital, ele é utilizado principalmente no momento de lançamento de produtos novos e na tentativa de fidelização de clientes da marca.

Você deve considerar:

  • Os diálogos
  • O visual
  • A existência de um personagem no qual o público se identifique
  • Deve despertar a emoção do espectador
  • Existir algum enredo e resolução de conflito

Quer saber como inserir o storytelling na sua estratégia de marketing? Continue lendo este artigo.

Saiba como criar uma boa história

Estratégia

Não existe mistério para criar boas histórias. No entanto, quando você sabe o que é storytelling, fica mais fácil desenvolver um conteúdo atraente e histórias que conquistam.

Escrever textos que convertem pode parecer difícil. Para facilitar, listamos as principais para você colocar em prática na sua empresa.

Conheça o seu interlocutor

Entenda quem é o seu público alvo antes de iniciar qualquer estratégia. Quais são os objetivos, desejos e dores desse cliente? O que ele quer da sua empresa?

Responda a essas perguntas e tenha uma base para começar a pensar no seu conteúdo.

Qual o contexto da sua história?

Agora que você sabe quem é o seu público, descubra onde ele está. A partir daí, poderá desenvolver uma narrativa no qual o cenário estará relacionado com o local onde seu público está.

Desenvolva o seu tema

Tomando como base todos as informações colhidas nos dois últimos tópicos, proponha soluções para os conflitos do seu interlocutor. Crie uma conexão emocional com ele.

Ao se aprofundar nas demandas do seu cliente, você se aproximará mais dele e poderá desenvolver um enredo apresentando uma solução para o problema dele.

Que mensagem você quer passar?

Por fim, crie uma mensagem que tenha um grande impacto na mente do seu cliente. Ele precisa acreditar que passará por uma grande transformação ao consumir o que você produziu como conteúdo.

Se ele não aprendeu nada, significa que você falhou em algum momento da sua estratégia. Por isso, preste atenção em todos os detalhes para promover um conteúdo com impacto e que gere uma conexão de emoção.

A Jornada do Herói

o que é storytelling

Como você conta as suas histórias? Existe uma infinidade de formas de se contar uma história. No entanto, a mais comumente utilizada é a jornada do Herói.

Para constituir boas histórias, você deverá fazer uso de termos que despertem a emoção de quem entrará em contato com ela. Faça de tudo para que sua storytelling fique emocionante, que seu conteúdo seja tão interessante que engaje mais clientes.

Boas histórias afetam o cérebro e atinge áreas como o córtex frontal, sensorial e motor. No momento em que se ouve uma boa história, você libera uma substância do prazer, a dopamina, que é o que liga as emoções.

Vamos entender o que é a jornada do herói?

Introdução

Insira o seu público no que você quer contar. Apresente o seu personagem e o seu contexto para que seja gerada uma empatia. Assim, o público se sentirá interessado em continuar na história.

Conflito

Desperte a curiosidade do seu cliente ao apresentar o conflito. Não precisa criar nada muito extenso, apenas foque nos problemas do dia a dia. Lembre-se de se aproximar dos problemas do seu cliente.

A recusa

A maioria das pessoas já pensou em abandonar um problema e desistir. Esse momento causa um certo drama e faz com que a narrativa fique mais interessante. Por isso, veja os motivos que podem fazer seu personagem passar por esse momento.

A ajuda

Esse é o momento em que você poderá mostrar a solução para o problema do seu cliente e colocar sua marca para ser vista. Foque nas soluções que você pode oferecer, mas tome cuidado para não ser invasivo.

A superação

Quais desafios são impostos ao seu personagem? Como ele poderá solucionar? Todos os passos até agora é uma preparação, com o objetivo de capacitar seu personagem para o desafio final.

A virada

Essa é a etapa em que o seu público é inspirado, pois apesar de todas as dificuldades, existe uma solução. Aqui o espectador já criou um laço emocional com o que foi contado na história. Ele estará tão envolvido que passará a comemorar os mínimos acontecimentos. Aqui nessa fase, a solução deve ser apresentada novamente e o cliente poderá tomar uma atitude.

Conclusão

Na etapa final, você pode abusar de termos que despertem a emoção. Mas tenha cuidado para que a história não fique clichê e invasiva. Mostre ao seu espectador que a vida depende das nossas escolhas. Faça-o refletir e se sentir dono da própria história.

Como o Storytelling pode ser usado no Marketing?

O que é storytelling: como contar histórias pode ajudar no marketing de sua empresa

Se você é dono de uma empresa, essa deve ter sido a dúvida que te fez iniciar a leitura desse artigo: o que é storytelling aplicado ao marketing?

O storytelling utiliza-se de muitas técnicas, que devem ser trabalhadas de acordo com a sua empresa precisa. Como dito anteriormente, os objetivos da storytelling são cativar o cliente através da geração de um laço emocional, além de expandir a ideia da marca e melhorar consideravelmente as vendas.

Em seguida, vamos explicar como você pode inserir a storytelling na sua estratégia de marketing e ser resultados positivos.

Marketing de conteúdo

Uma das coisas mais óbvias dentro de o que é storytelling é a utilização do marketing de conteúdo. Ao saber a importância de um bom conteúdo, você conseguirá aplicar esses conceitos na hora de estruturar sua narrativa.

Por isso, preocupe-se em atingir o seu cliente através da sua história. Tenha um início, meio e fim e boas ideias que prendam a atenção do seu leitor.

É importante que você também consiga definir o tom de voz. Pergunte-se se esse conteúdo é de fácil entendimento para o leitor e se prende a sua atenção.

Seja criativo e produza um conteúdo diferenciado e atraente. Outrossim, passe verdade e não seja falso.

Gestão de marca

Você se preocupa com seu branding ou acha que ele não deve ser levado em consideração no momento de criar uma storytelling?

Pois saiba que ter uma gestão de marca sólida te ajudará a falar sobre sua empresa. Quando seus clientes sabem a importância que tem a sua empresa, é gerado valor para eles, que poderão fechar negócio com você.

E-mail Marketing

Você sabia que é possível usar o e-mail marketing na sua estratégia de storytelling? Existem algumas técnicas sutis que fazem com que o usuário se sinta motivado a abrir algum e-mail enviado por sua empresa, só por conta da assinatura.

Normalmente quem assina os e-mails enviados são as pessoas influentes da empresa, porque elas causam uma familiaridade e conexão com que irá recebê-lo.

Como o Storytelling é usado nas vendas?

Você sabe o que você vende? Entender o que é storytelling passa por esse processo de autoconhecimento. Não é porque você entende muito bem sobre um assunto que os outros entenderão também. Portanto atente-se ao tempo, conhecimento do assunto, ambiente em que seu cliente está inserido e o objetivo da venda.

Como usar o storytelling na minha empresa?

Existem diversas maneiras de usar o storytelling na sua empresa. Ela é uma ferramenta importantíssima e que oferece muitos benefícios às empresas que investem em marketing.

Ele pode ser utilizado em empresas de diversos nichos. No entanto, saiba quando utilizar o storytelling, utilize-o com um objetivo, de forma consciente.

Se você deseja começar a utilizar o storytelling, mas não sabe por onde começar, contrate uma agência de publicidade que possa te ajudar. Além disso, se precisar potencializar o marketing da sua empresa, conheça a ferramenta de automação da Ville Target.

Através do sistema da Ville Target, você poderá criar listas de e-mail marketing e enviar o seu conteúdo para os seus contatos. Além disso, terá disponível outros recursos como criação de landing page gratuita e o serviço de gerenciamento de redes sociais.

Ela te permitirá ter um controle maior sobre o seu negócio, ter mais tempo para pensar no conteúdo das sua storytelling e potencializar suas vendas.

Entre no site da empresa e conheça os serviços oferecidos. Tenha acesso também aos materiais gratuitos sobre marketing digital.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !