27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Sabendo que marketing de conteúdo dá resultado, você decide investir nessa estratégia. Mas, aí, surge uma dúvida: qual é o tamanho ideal de um artigo para blog?

Essa dúvida faz muito sentido, uma vez que é preciso dedicar muito tempo e esforço para produzir conteúdos de qualidade. Porque, se é para fazer, que seja bem-feito, né?

De forma simplista, podemos afirmar que não existe um tamanho ideal de um artigo para blog. O ideal é que você consiga expressar tudo aquilo que está pensando de maneira clara e objetiva.

Isso, em partes, é verdade. Mas o tamanho de um texto também pode influenciar no sucesso de seu blog. Continue lendo esse texto e descubra como.

Qual é o tamanho ideal de um artigo para blog?

O plugin da plataforma Yoast SEO faz uma avaliação rápida do seu conteúdo, considerando uma série de critérios de SEO. Quanto ao número de palavras, a ferramenta afirma que um texto deve ter, no mínimo, 300 palavras.

Mas o tamanho ideal de um artigo para blog depende de muitas variáveis e objetivos. Veja o tamanho ideal para cada tipo de post.

1. Textos para SEO

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, é muito importante criar diversos tipos de conteúdos, com objetivos distintos. Lembre-se que os seus clientes em potencial podem se encontrar em diferentes fases do funil de vendas e marketing. Enquanto uns ainda estão considerando sua solução, outros já estão prontos para a compra.

Quando decide criar um blog para o seu negócio, você deve adotar boas práticas de SEO para posicioná-lo bem nos resultados de busca do Google. E uma dessas práticas é justamente produzir um conteúdo robusto e relevante.

Aqui, recomenda-se criar um post com mais de duas mil palavras. Dessa forma, você consegue abordar um assunto específico de maneira profunda e, por consequência, atrair a atenção de potenciais clientes que estão em estágios diferentes de compra.

tamanho ideal de um artigo para blog texto para SEO

Se o seu texto é realmente relevante, as pessoas se dedicam a ler tudo. Afinal, elas entraram em seu blog para solucionar uma dúvida, não? E quanto mais tempo os usuários ficam na sua página, acessando os links indicados em seu blog, o Google entende que o seu blog é muito relevante e merece ficar melhor posicionado.

2. Textos de nutrição

Nem só de textos longos vive um blog. Dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo, você pode selecionar algumas pautas menos robustas. Elas podem complementar informações de um texto mais extenso.

Por exemplo, imagine que uma franquia de escola de idiomas publicou um post longo apontando todos os benefícios de se investir nesse modelo de negócios. Aí, alguns leads mostraram interesse pelo assunto e se cadastraram para receber a sua newsletter.

O próximo passo dessa franquia está em enviar textos mais específicos. Pode ser sobre o perfil de investidor ideal e os custos envolvidos na aquisição da franquia. Por isso, chamamos textos de nutrição. Aqui, você passa informações complementares aos leads.

Um texto entre 700 e 1.200 palavras já é o suficiente para alcançar seus objetivos. Além de fornecer informação útil ao seu público-alvo e persona, é possível ficar bem posicionado no Google em buscas de palavras-chave mais específicas.

3. Textos informativos

Em seu blog, também é interessante divulgar pesquisas de mercado e um comentário e outro sobre uma notícia relevante. Um texto de 300 e 600 palavras já cumpre sua missão.

Por mais que esse tipo de conteúdo não ajude tanto na questão de SEO, ele serve para mostrar que a sua empresa está atenta a todas as movimentações do mercado. Trata-se de mais uma estratégia de branding para construir uma marca antenada a tudo.

Cuidados que você deve ter com o tamanho de um artigo para blog

Já sabemos que o tamanho de um post de blog influencia em seu posicionamento nos mecanismos de busca. Mas essa estratégia requer alguns cuidados. Descubra quais são eles:

1. Conteúdo original

Criar um conteúdo extenso e robusto pode ajudar o seu blog a aparecer na primeira página do Google. No entanto, isso não significa que você deve encher linguiça, repetir informações e copiar dados de outros sites para chegar ao tamanho ideal de um artigo para blog.

Muito pelo contrário, essa conduta pode implicar punição dos mecanismos de busca. É possível que a sua página deixe de ser indexada, deixando seu site mais difícil de ser encontrado.

Afinal de contas, o objetivo do Google é oferecer os melhores conteúdos aos seus usuários. Em outras palavras, ele posiciona nas primeiras páginas aquelas páginas que contêm informações relevantes em cada parágrafo.

tamanho ideal de um artigo para blog conteúdo original

E saiba que é possível tornar o seu conteúdo robusto sem cair nos graves erros de copiar textos da concorrência, repetir informações e encher linguiça.

Antes de produzir um conteúdo, faça uma longa pesquisa e selecione muitos conteúdos como referência. Nisso, crie tópicos sobre cada ponto que você pretende abordar e busque números de diversas pesquisas diferentes. Assim, você consegue concentrar muitos dados em um só lugar.

Vale a pena, também, conversar com especialistas do tema que você escreve e trazer uma visão original para seu público-alvo e persona.

Por fim, descreva situações que aconteceram somente com a sua empresa. Pode ser prova social no marketing, como um case de sucesso de um cliente. Além de oferecer um conteúdo único, você você “vende” o seu peixe.

2. Atenção à escaneabilidade

Um texto muito longo pode trazer certa dificuldades de leitura para os usuários. É possível se perder em meio a tantas informações. Entram em cena, aqui, as técnicas de escaneabilidade.

Além de quebrar o texto com intertítulos, procure inserir imagens e vídeos. Elementos audiovisuais não deixam que os olhos dos fiquem cansados durante a leitura.

E agora, meus posts não estão no tamanho ideal de um artigo para blog?

Calma, não há como que se preocupar. Uma das maravilhas da internet é poder editar e atualizar suas postagens em blogs e até nas redes sociais. Aliás, sempre reforçamos a importância de fazer a reciclagem de posts em seu blog.

Ao fazer esse processo com frequência, você consegue otimizar conteúdos antigos a ponto de melhorar o ranqueamento deles. Além de atualizar dados de pesquisas, você pode acrescentar mais intertítulos e informações a seus posts, inserir imagens e vídeos.

Se o texto ficar realmente muito grande, é interessante oferecer a opção de post narrado aos usuários. Lembre-se das vantagens do conteúdo em áudio, hein!

Além do tamanho ideal de um artigo para blog

Como você viu, o tamanho ideal de um artigo para blog depende bastante de seus objetivos. Mas, de modo gera, recomenda-se criar um conteúdo bastante extenso para garantir um bom posicionamento no Google e em outros mecanismos de busca.

No entanto, você pode (e deve) adotar algumas práticas para acelerar os resultados de seu investimento em SEO. Uma delas está na divulgação de seus posts em diversos canais online, como redes sociais e envio de uma newsletter. Quanto mais pessoas acessarem a sua página, mais chances ela tem de ranquear bem.

além do tamanho ideal de um artigo para blog

Para colocar essas ações em prática sem perder tempo no seu dia a dia, você pode contar com a ajuda do ville Target. A ferramenta permite fazer o disparo de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos e realizar o agendamento de posts nas redes sociais.

Então, cadastra-se agora mesmo para impulsionar suas ações de marketing digital.

automacao de marketing

Posts relacionados