(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Estudo da Litmus aponta que a cada dólar investido no email marketing, é possível ter um retorno de até 40 dólares. No entanto, para aumentar a taxa de conversão de email marketing, exige-se aplicar as boas práticas no envio de email.

E todo esforço vale a pena, uma vez que o custo-benefício do email marketing chega a ser superior às ações feitas nas redes sociais. Isso porque o cliente que assina a newsletter de uma empresa já demonstrou interesse nos seus produtos ou serviços dela.

Nas redes sociais, por outro lado, ainda existe a necessidade de conquistar o interesse dos usuários em um ambiente de outras informações compartilhadas.

Para que você não acabe jogando dinheiro fora, conheça algumas dicas para aumentar a taxa de conversão de email marketing.

Mailing atualizado, entrega garantida

Ter a certeza de que seu email marketing não virou spam é a primeira barreira a ser superada. Para isso, é muito importante manter o seu mailing atualizado.

taxa de conversão de email marketing mailing atualizado

Recomenda-se fazer, pelo menos a cada seis meses, quando quase 20% dos usuários acabam criando uma nova conta, segundo Convince&Convert. Vale excluir da lista os usuários que nunca sequer abriram seus emails.

Faça uma segmentação da sua base de contatos

Os usuários cadastrados na sua base de contatos têm perfis, gostos e necessidades diferentes. Por isso, é fundamental fazer uma segmentação da sua lista de emails.

Com um exemplo, fica mais fácil de entender. Imagine uma loja voltada ao mundo da culinária. Seria interessante, aqui, dividir os clientes em grupos de preferências gastronômicas, além de outros critérios.

taxa de conversão de email marketing segmentação

Já pensou disparar uma oferta de facas e tábuas de churrasco para os clientes vegetarianos? Certamente, nesse caso, a taxa de conversão de email marketing seria baixa. Em resumo, o ideal é enviar a oferta certa para o público mais propenso à compra.

Desperte interesse com um assunto chamativo

Também é preciso chamar a atenção do lead para a sua mensagem, ela não deve ser a única na caixa de entrada dele. Então, pense em um título que desperte o interesse no usuário em abrir seu email marketing. Não é uma tarefa fácil.

O que deve te ajudar a desenvolver um bom assunto é o seu conhecimento do público e a utilização de técnicas persuasivas de escrita. Dessa forma, você consegue uma boa taxa de abertura – uma métrica de email marketing que indica se seu título é atrativo.

Garanta cliques com um bom Call to Action

O passo seguinte é mobilizar o seu lead, garantindo cliques nos links de seu email marketing. O caminho que te leva até isso são os Calls to Action (Chamadas para a Ação) – botões e frases de impacto que conduzem o leitor a uma ação, que pode ser a visita a sua página de vendas ou seu conteúdo.

As técnicas que melhor cabem nesse contexto são frases no imperativo e palavras que remetem urgência, como “aproveite agora!”. Frases que indicam escassez, como “adquira as últimas unidades!”, também funcionam muito bem.

Adapte sua mensagem para as dispositivos móveis

Os smartphones viraram protagonistas da nossa vida. Cerca de 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis. E suas campanhas precisam estar adaptadas a essa realidade para aumentar a taxa de conversão de email marketing.

taxa de conversão de email marketing dispositivos móveis

Por isso, é fundamental importar templates de emails marketing que sejam responsivos para sua ferramenta de disparo. Inclusive, fazer isso no ville Target é muito simples!

E não é apenas suas mensagens que precisam ter um layout responsivo. Os links que você redireciona os usuários também devem proporcionar uma ótima experiência aos usuários móveis.

Aumente a taxa de conversão de email marketing com automação

Tentar aplicar essas estratégias sozinho é (praticamente) impossível. Hoje em dia, existem ferramentas de automação de marketing que ajudam na criação e disparo de email marketing.

Você pode, inclusive, deixar algumas ações programadas para acontecerem automaticamente. Por exemplo, imagine que você disponibilizou um ebook sobre dicas para fazer um churrasco ideal para download. Aí, todos os usuários que baixaram o material recebem, uma semana depois, um email automático com uma oferta de utensílios de churrasco.

taxa de conversão de email marketing automação

Para criar campanhas do tipo é preciso recorrer a uma ferramenta de automação de marketing completa. Uma sugestão é o ville Target. Além de disparar suas campanhas, ele faz a gestão de sua base de contatos e fornece métricas essenciais para você analisar, inclusive a taxa de conversão de email marketing.

Boas vendas!

GIF animado email marketing

Posts relacionados