(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Para ter sucesso com o seu blog, você precisa se preocupar com uma série de critérios. Entre eles, podemos destacar a técnica da escaneabilidade. É ela que garante que os visitantes do seu site vão ler todo o seu conteúdo.

Os usuários de internet costumam abrir vários links ao mesmo tempo. De modo geral, eles leem apenas o título e o primeiro parágrafo e batem o olho ao longo do texto, à procura de um conteúdo que resolva seus problemas.

Caso não encontrem rapidamente o que procuram, eles devem fechar sua página. Isso aumenta a sua taxa de rejeição, o que não é nada bom para o ranqueamento no Google.

Seu desafio, portanto, está em captar a atenção do leitor do seu blog logo que acessam a sua página. Entra em cena, a técnica da escaneabilidade. Saiba mais sobre esse método e aprenda como aplicá-lo em seu blog:

A relevância da técnica da escaneabilidade

A forma como as pessoas leem na web mudou por diversos fatores, mas o mais relevante é a questão do tempo. Nos dias de hoje, não dá mais para perder tempo com conteúdo “irrelevante”, mal construído e que não vai direto ao ponto.

técnica da escaneabilidade relevância

Daí a relevância da técnica da escaneabilidade. Ela torna o texto mais agradável, melhora a experiência do usuário em seu blog, diminui a taxa de rejeição e ajuda no aumento do número de conversões. Enfim, a escaneabilidade não pode ser deixada de lado quando você investir em SEO.

A técnica da escaneabilidade na prática

Em primeiro lugar, você deve produzir conteúdos de qualidade, nem precisamos falar o porquê, né? No entanto, só isso pode não funcionar.

Sabendo da importância da escaneabilidade da leitura na internet, você precisa adotar uma série de ações em seu blog. Saiba quais são elas abaixo:

Seja objetivo no primeiro parágrafo

Em livros e revistas, o leitor começa a consumir o conteúdo do canto superior esquerdo para o direito, seguindo um padrão de leitura em Z. Já na leitura online, é seguido um padrão classificado como leitura em F: lê-se primeiro os dois parágrafos iniciais, depois é feito um escaneamento vertical do lado esquerdo da página.

Diante disso, é importante que você capriche logo no primeiro parágrafo. Isso significa dizer logo qual é o assunto principal do texto, sem longas introduções. Assim, você assegura sua primeira oportunidade de atender à necessidade do usuário.

técnica da escaneabilidade objetividade no primeiro parágrafo

Vale a pena, também, inserir as principais informações no lado esquerdo de cada parágrafo. Essa dica vai de encontro ao hábito de leitura em F.

Divida o texto com intertítulos

Ler um texto grande corrido cansa. Por isso, recomenda-se dividi-lo em intertítulos (ou subtítulos, como também são chamados). Os intertítulos ajudam a deixar o conteúdo mais organizado.

Isso garante que o leitor identifique todo o conteúdo abordado no decorrer do texto de forma rápida. Caso o usuário deseje, ele pode ir ao tópico que mais lhe interessa.

Além de melhorar a experiência do usuário, dividir o texto com intertítulos ganha pontos positivos em SEO. Há, portanto, mais chances de o seu site aparecer na primeira página do Google.

Para tanto, é importante inserir palavras-chave do tema que está sendo abordado em cada subtítulo. Na web, a sugestão é que se produza, no mínimo, três subtítulos para cada texto.

Crie frases e parágrafos curtos

Os leitores da internet podem se cansar ao ver um parágrafos e frases muito extensos. Sem contar que um texto assim pode se tornar confuso; fica fácil de se perder no meio de tanta informação. Diante disso, o resultado só pode ser um: os usuários deixam de ler o seu texto.

técnica da escaneabilidade frases curtas

Então, você tem de fazer frases e parágrafos curtos. Treine sempre para desenvolver ideias de formas simples e objetivas. Essa tática dá ao leitor a sensação de que seu conteúdo é leve e fácil de ser consumido.

Se notar que sua frase parece estar maior que o necessário, releia e tente dividi-la em duas frases. Do contrário, você pode desestimular seu leitor.

Aposte em diversos formatos de conteúdo

Outra dica da técnica da escaneabilidade está em inserir outros formatos dentro do seu texto. Que tal inserir imagens para ilustrar aquilo que você está falando? Aqui, você pode recorrer a bancos de imagens gratuitos, se não quiser gastar muito dinheiro.

Os infográficos também funcionam muito bem. Mesclando imagens e dados, eles permitem que o leitor consuma as principais informações só de bater o olho.

técnica da escaneabilidade formatos de conteúdo

Sabemos que muitas pessoas não têm tanta paciência para ler tudo, principalmente na internet. Nesse sentido, vale a pena criar conteúdos em vídeo que resumem aquilo que você quer falar em seu texto. Mas cuidado para não produzir um vídeo muito grande, hein! Isso também cansa o usuário.

Com o ville Target, você pode aplicar a técnica da escaneabilidade na hora de construir uma landing page. Graças à função de arrastar-e-soltar, você seleciona e posiciona imagens e vídeos de forma estratégica. Isso sem falar das diversas opções de botões que a plataforma disponibiliza para você fazer um Call to Action eficiente.

Aliando conteúdos relevantes de qualidade com a técnica da escaneabilidade, você garante uma ótima experiência aos visitantes do seu blog.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados