(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Procrastinar é a arte de deixar tudo para depois. Identificou-se? Então, você precisa conhecer algumas técnicas de produtividade, principalmente se você for um freelancer que trabalha em casa.

Ao adiar diversas tarefas no dia a dia, você acaba por acumular um monte delas no fim do mês. Isso significa mais trabalho para fazer em menos tempo. Para não chegar a essa situação, que tal aplicar algumas técnicas de produtividade?

Além de render mais no seu trabalho, você ganha em qualidade de vida. Isso porque sobra mais tempo livre para descansar e fazer suas atividades pessoais. E, vamos combinar: ninguém é de ferro!

Mas, como diria a minha avó, antes do lazer vem o dever. Confira quatro técnicas para aumentar a sua produtividade no trabalho e chega de procrastinar!

Técnica Pomodoro

Esse nome peculiar tem uma explicação, não é por acaso. O seu criador, Francesco Cirrilo, era um italiano que não conseguia se concentrar nos estudos. Então, ele pegou um timer de cozinha no formato de tomate (pomodoro, em italiano) para cronometrar quanto tempo conseguia estudar sem parar. Nascia a Técnica Pomodoro.

  • faça uma lista das atividades por ordem de prioridade;
  • divida o seu dia em períodos de 25 minutos, um pomodoro;
  • durante esse tempo de 25 minutos, concentre todas as suas energias para executar suas tarefas. Quando o relógio avisar que esse tempo acabou, você ganha 3 a 5 minutos para um pequeno descanso;
  • depois de quatro ciclos de 25 minutos, você ganha 15 minutos de descanso para esvaziar a mente e recuperar as energias.

técnicas de produtividade pomodoro

Enfim, você fica 100% focado nas suas tarefas dentro desses 25 minutos. Dessa forma, você elimina as pequenas distrações que atrapalham a sua produtividade, como as notificações do WhatsApp e das redes sociais.

Zen To Done (ZTD)

Não é possível executar uma tarefa, se você está com a cabeça pensando nas próximas atividades ou nos seus problemas pessoais. É preciso foco naquilo que você está fazendo.

É exatamente isso que propõe a técnica Zen To Done (ZTD). A prática sugere a eliminação de maus hábitos no dia a dia.

Será que vale a pena perder horas nos joguinhos do Facebook? Ou gastar muito tempo participando de discussões políticas nas redes sociais? Você pode fazê-los em parte do horário de almoço ou depois do trabalho.

Depois de eliminar o que prejudica seu rendimento, está na hora de priorizar suas tarefas. Aquelas que demandam menos de dois minutos podem ser feitas rapidamente, como checar e responder a seus emails. Aliás, vale a pena fazer isso com frequência para não acumular um monte de mensagens.

Por fim, você estará com a “mente vazia”, preparada para executar as atividades que mais exigem de você.

Método 5W2H

Mais uma das técnicas de produtividade, o método 5W2H baseia-se em sete perguntas:

  • WHAT – O que será feito?
  • WHO – Por quem?
  • WHY – Por quê?
  • WHEN – Quando?
  • WHERE – Onde?
  • HOW – Como?
  • HOW MUCH – Quanto custará?

Essa técnica funciona muito bem em equipe. Ao responder a essas perguntas, cada pessoa sabe exatamente qual é a sua função dentro do projeto. Isso evita dúvidas durante a execução da tarefa, garantindo muito mais foco.

técnicas de produtividade método 5w2h

Aliás, ela pode ser útil não apenas em atividades de trabalho, mas também nos afazeres domésticos. Fica a dica!

Teoria de Pareto

Você sabia que 80% das consequências advêm de 20% das causas? Pelo menos, quem afirma isso é a Teoria de Pareto (ou Princípio de Pareto), desenvolvida pelo economista italiano Vilfredo Pareto.

Essa proporção pode ser observada nas mais diversas áreas. O economista afirma, por exemplo, que 80% da receita de uma empresa vem de apenas 20% de seus clientes. Por sua vez, 80% da poluição mundial é resultado da ação de 20% dos países.

E você pode aplicar essa proporção no seu dia a dia. Faça uma lista com todas as atividades que você precisa executar, atribuindo notas de importância e impacto para a sua empresa.

Você vai perceber que mais ou menos 20% delas realmente vão trazer resultados para a sua empresa. Portanto, comece por elas. Assim, mesmo que não consiga finalizar tudo que você se propôs a fazer, pelo menos terá finalizado as tarefas mais importantes.

Além das técnicas de produtividade

No dia a dia, perdemos muito tempo executando tarefas operacionais e repetitivas. Mas isso pode ser resolvido, se você recorrer a uma ferramenta de automação de marketing.

No ville Target, você consegue automatizar uma série de atividades. Entre tantas funcionalidades, é possível fazer o agendamento de posts nas redes sociais. Bastam alguns minutos para você manter seus perfis sociais atualizados no decorrer do mês inteiro.

além das técnicas de produtividade

Quer mais? Pois a plataforma permite a criação de uma régua de relacionamento com o cliente, por meio de campanhas de email marketing. Na prática, você programa o envio de mensagens automáticas para usuários que realizarem determinadas ações dentro do seu site.

Então, um visitante que baixou um ebook gratuito sobre “Dicas de Exercícios Físicos”, por exemplo, pode receber uma sequência de emails a respeito desse tema. Aqui, você só precisa acompanhar as métricas de email marketing fornecidas pelo ville Target, como taxa de abertura e clique.

À medida que ele abre todos os conteúdos enviados, você tem certeza que ele se interessa por esse assunto. Nisso, você pode enviar uma oferta de produtos esportivos para ele.

Aliás, para conhecer ainda mais seus leads e, assim, segmentar melhor sua base de contatos, o ville Target disponibiliza o recurso Lead Tracking. Basicamente, ele monitora todos os passos dos usuários dentro do seu site. Dessa forma, você sabe quais páginas exatamente cada pessoa visitou. Isso permite criar campanhas mais personalizadas e assertivas.

Aliando as funcionalidades do ville Target com as técnicas de produtividade, você tem muito mais tempo para pensar na parte estratégica do seu negócio.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados