(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quem já trabalha ou ainda pensa em investir em SEO sabe que o Google considera inúmeros critérios para ranquear os sites nos resultados das buscas. Conforme as novidades do mercado, eles atualizam os critérios. Então, se você quer aparecer na primeira página do Google, é preciso saber as principais tendências de SEO para 2018.

Aliás, a ferramenta SEMRush divulgou uma pesquisa com os principais fatores de ranqueamento do Google. Entre eles, destacam-se a quantidade de visitas diretas que o site recebe, o tempo médio e a relação páginas/sessão. Vale muito a pena ficar de olho em cada detalhe, principalmente quem trabalha com Inbound Marketing.

Mas as tendências de SEO para 2018 vão muito além. Se você quer ficar por dentro delas, acompanhe o texto abaixo:

Conteúdo único

Não basta produzir um conteúdo que diga o mesmo que outro site já falou, mas com outras palavras. Para o seu site se destacar nos buscadores, é importante que você ofereça algo de valor que o leitor não vai encontrar em nenhum outro lugar.

tendências de SEO para 2018 conteúdo único

Para tanto, reserve um período para fazer profundas pesquisas sobre determinado tema, além de ouvir especialistas. Dessa forma, você consegue produzir um conteúdo totalmente inédito. Tão importante quanto, a forma como você apresenta esse conteúdo também é relevante. Nesse sentido, aposte na criação de infográficos e na produção de conteúdos em vídeo.

Lembre-se: quando oferece uma experiência única aos usuários, você está falando ao Google que você merece uma posição de destaque nos resultados de busca.

Campo semântico

A base do SEO está na qualidade do conteúdo. E uma das formas do buscador avaliar este critério é através do Campo Semântico. Não basta você falar bem sobre o tema, é preciso mencionar termos básicos que o Google espera que sejam utilizados para explicar o assunto.

Por exemplo, não dá para explicar o que é marketing digital sem falar em SEO, marketing de conteúdo, geração de leads ou aumento de tráfego. Essas opções são bem melhores que apenas usar as palavras online, internet, computador e conectividade. Enfim, preocupar-se com o campo semântico é essencial para garantir o sucesso e a qualidade do seu conteúdo.

Tempo de permanência no site

Mais uma das tendências de SEO para 2018, o tempo de permanência no site diz muito sobre a sua página. Também conhecido como Time On Page, ele é um bom indicador de qualidade do seu conteúdo. Se um usuário passa bastante tempo navegando pelo seu site, significa, sem dúvida, que ele está aproveitando o conteúdo que você oferece.

tendências de SEO para 2018 tempo no site

Para conseguir conquistar a atenção de sua audiência por mais tempo, vale a pena caprichar na introdução; ela precisa ser boa e convincente. Crie também intertítulos que tragam benefícios ao leitor e use frases de conexão. Por fim, é fundamental fazer um bom trabalho de linkagem interna para que o usuário acesse outras páginas de seu site e, assim, fique mais tempo nele.

Realização do objetivo da busca

Não basta o conteúdo ser encontrado, ele precisa satisfazer a necessidade da buyer persona da sua empresa de forma eficiente. O que significa atender a duas necessidades fundamentais: “O que leva um usuário à busca?” e “O que deixa alguns usuários insatisfeitos?”.

Responder a essas questões é o principal passo que pode levar seu conteúdo ao topo das páginas de resultados do Google.

Pesquisa por voz

Cada vez mais, os usuários móveis estão realizando pesquisas no Google utilizando a voz. E essa prática deve ganhar ainda mais força neste ano.

tendências de SEO para 2018 pesquisa por voz

E isso pode mudar muito o ranqueamento nas páginas de resultados. Isso porque as pessoas costumam falar de uma forma e escrever de outra. A tendência é que o volume de buscas por palavras-chave long tail aumente consideravelmente. Por isso, vale a pena otimizar expressões longas.

Além das tendências de SEO para 2018

Estar bem posicionado no Google passa mais credibilidade para o mercado consumidor, além de, claro, levar mais tráfego ao seu site. Mas o seu trabalho não pode terminar aí. Uma vez que os usuários se interessaram pelo seu conteúdo, você deve manter esse relacionamento.

Em primeiro lugar, incentive-os a se cadastrarem na sua base de contatos e a seguir seus perfis nas redes sociais. Assim, eles não vão perder nenhuma novidade da sua empresa. Crie uma rotina de disparo de campanhas de email marketing para sempre manter esse lead por perto. Aí, depois de treinar e educar os clientes para a compra, você envia uma oferta.

É preciso, também, estar ativo em grandes plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter. Nesse caso, recorra a uma ferramenta de automação que faça agendamento de posts nas redes sociais. Dessa forma, você não perde muito tempo no dia a dia.

Aqui, vai uma dica: o ville Target tem esses e outros recursos que ajudam você a estreitar o relacionamento com os clientes a ponto de fidelizá-los. Cadastre-se já!

automacao de marketing

Posts relacionados