(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Devo criar um blog? Eis a questão! Com certeza essa pergunta já se passou pela sua cabeça, principalmente se você estiver começando um negócio. Por isso, neste artigo vamos esclarecer uma das dúvidas principais que deve estar vagando na sua cabeça: é bom ter um blog?

A internet é mundo de possibilidades, e fazer parte desse ambiente já é uma obrigatoriedade para muitas marcas. No entanto, muitas empresas que estão adentrando no marketing digital ainda não conhecem a importância de ter um blog. Ele é importante para aumentar a visibilidade e como consequência, os lucros.

Além desses benefícios é bom ter um blog para que seu cliente encontre você com mais facilidade. Hoje em dia muitas pessoas buscam a internet para solucionar muitos dos seus problemas, tirar dúvidas ou fazer compras.

Se ele por acaso encontrar o seu produto ou serviço através do seu blog e se interessar pelo seu conteúdo, provavelmente ele fechará negócio com você. Ademais, você será reconhecido como uma autoridade no seu segmento.

O blog pode ser utilizado não só para divulgar empresas, como também projetos pessoais, trazendo retornos positivos para ambos. E o melhor, é bom ter um blog porque os custos para produzi-lo são reduzidos, comparados a outras estratégias do marketing digital.

Mesmo que você não tenha dinheiro para investir em ferramentas ou anúncios, ter um blog acaba sendo uma grande vantagem para você, pequeno empreendedor.

Portanto, se você tem uma empresa que está entrando agora no mercado, o blog pode ser uma ferramenta fundamental para início. Hoje em dia existem diversas plataformas onde você pode criar blogs gratuitos, então aproveite e mergulho fundo nessa estratégia.

O que é um blog?

Ter blog ou não ter

O blog é uma página na internet que tem o objetivo de divulgar conteúdos diferenciados, sejam eles em formato de áudio, texto, imagem ou vídeo. é bom ter um blog para falar sobre assuntos dos quais serão de interesse do seu público.

Diferente do site, que serve para agilizar vendas, divulgar os serviços de uma empresa, etc, no blog você pode falar sobre conteúdos mais aprofundados e diversos. Ele pode estar inserido numa sessão dentro do seu site.

O que muitos não sabem é que os blogs também podem ser utilizados para divulgar projetos pessoais. Por exemplo, uma tendência hoje em dia são as blogueiras de moda, os blogs de viagem ou até mesmo os blogs de pessoas fitness.

Todas essas pessoas utilizam a plataforma para falar sobre algum conteúdo do qual tenham domínio. Eles aproveitam a visibilidade para aumentar seu destaque na internet, conquistar mais seguidores e se tornarem referência. Percebe agora como é bom ter um blog?

Sendo assim, o blog é utilizado para promover a imagem pessoal, a marca ou uma empresa. E o melhor, se você tem uma graninha extra, dá até para promover uma publicidade paga dentro do seu blog. Sendo assim, todos eles aumentam a autoridade e vão formando o seu público com aqueles que admiram seu trabalho.

Se você ainda não está convencido sobre a importância  e como é bom ter um blog, vamos te explicar com mais detalhes o porque você deve inserir essa estratégia no seu planejamento de marketing digital.

Mas afinal, porque é bom ter um blog?

Marketing

Um dos maiores motivos para você criar um blog é ajudar a divulgar seu serviço ou produto. Existem algumas técnicas que podem facilitar esse processo de visibilidade. Por exemplo, criar um e-mail marketing, utilizar as redes sociais e técnicas SEO para busca orgânicas, entre outros.

Vamos focar nesse e em outros benefícios porque você entenda porque é bom ter um blog,

Aumenta a visibilidade

A medida que mais pessoas forem entrando no seu blog, a sua visibilidade aumenta. Assim que seu cliente em potencial entrar em contato com seu conteúdo e gostar, ele verá você como uma autoridade. Por isso, ofereça ao seu visitante o melhor conteúdo que ele poderá encontrar na internet.

Você se torna líder no seu segmento

Se você escreve muito sobre determinado tema, está mostrando ao mundo seus conhecimentos. Por isso, você é considerado um conhecedor, o que é um ponto positivo.

Isso é o que diferencia uns blogs dos outros, a sua capacidade de discorrer sobre o seu segmento e agradar seu público.

Mais facilidade em ser encontrado no Google

Quando você publica com constância no seu blog, o Google entende que o conteúdo da sua empresa é importante. Ademais, você aumenta as chances de outros sites mencionarem o seu como referência. Então você receberá mais visitas de forma orgânica..

Baixo custo para empresas iniciantes

Ter um blog é ideal para quem tem poucos recursos financeiros, mas deseja crescer. Então fique despreocupado, você não precisa investir rios de dinheiro em marketing digital para alcançar seus resultados.

Hoje em dia existem plataformas como o wordpress e blogspot, onde você pode criar blogs gratuitos com layouts simples. Mas caso deseje investir e inserir layouts mais bem elaborados, essas plataformas oferecem planos pagos com mais recursos.

Ganhe mais clientes

Após aumentar a visibilidade e melhorar a autoridade, um dos maiores benefícios de ter um blog é aumentar a quantidade de clientes.

É muito mais fácil seu visitante se tornar um cliente de fato se ele se interessar pelo seu conteúdo. Por isso, foque em produzir dicas, tutoriais e outros materiais que possa fazer com que seu cliente se interesse por esse conteúdo.

Ademais, busque tirar todas as dúvidas do seu visitante. Quando seu cliente se sente reconhecido, a probabilidade dele fechar negócio com você serão bem maiores.

Gere mais renda

Outro grande motivo para você entender porque é bom ter um blog é a geração de renda através dele. Falamos sobre como é possível aumentar a quantidade de clientes. Como consequência, a sua renda poderá aumentar também, uma vez que o blog pode ser usado para fins pessoais.

Existem vários nichos que podem ser utilizados como blog pessoal, como viagem, educação, gastronomia, moda, entre outros. Assim que você conquistar um número alto de acessos no blog, você poderá vender espaços na sua página. Outras empresas podem se interessar em comercializar seu serviço ou produto.

Esses anúncios estarão visíveis e cada vez que ele recebe um clique, você ganhará uma parte do valor total pago ao Google. Outra coisa muito comum é fazer postagens falando sobre determinado serviço de outra empresa.

Por exemplo, se você é uma blogueira de moda, poderá facilmente fazer a publicidade de uma marca de cosméticos. Sendo assim, você falará sobre a sua experiência como usuária da marca, então, deixe claro que trata-se de uma postagem publicitária.

Melhore o seu relacionamento

Agora que você já sabe os muitos benefícios de ter um blog, como aumentar a visibilidade, conquistar mais clientes e aumentar sua renda, vamos a última vantagem.

É bom ter um blog para que seu relacionamento entre você e seu cliente aconteça da melhor forma. Ao criar um conteúdo de qualidade e que atraia esse cliente, será mais fácil fidelizá-lo.

Se eles se tornarem visitantes rotineiros, tenha certeza de que você os conquistou. Portanto, alimente o seu blog com informações relevantes. Facilite para que a leitura seja a mais fluida possível.

Criei um blog. E agora, o que faço?

Conteúdo

Agora que você já tem a certeza de que é bom ter um blog, é hora de colocar seus conhecimentos em prática. Vamos supor que você desenvolveu um blog, pensou em temas bacanas para o seu cliente, mas não sabe mais o que fazer.

Sua estratégia de marketing digital não está estruturada e você não sabe quem é o seu público. Esse é o momento de estudar mais sobre marketing. Entenda que antes de qualquer ação na internet, você você precisa saber quem é a sua persona e o seu público alvo.

Se estiver por conta própria, poderá encontrar na internet uma infinidade de conteúdos, além de livros sobre marketing digital que te ajudarão a desenvolver suas estratégias.

Inclusive, no site da Ville Target você encontrará uma gama de conteúdos práticos para colocar seu planejamento de marketing digital em prática. São conteúdos desde como escrever textos incríveis até como criar seu e-mail marketing.

Ademais, com a ferramenta da Ville Target, será fácil potencializar todas as suas estratégias através da automação de marketing digital. Entre em contato e conheça os planos disponibilizados. E se o orçamento estiver reduzido, o plano gratuito será perfeito para você.

No entanto, se realmente não souber por onde começar, contrate uma agência de marketing digital ou publicidade para te ajudar a desenvolver essas estratégias que poderão fazer toda a diferença no seu negócio. Por ora, vamos te dar algumas dicas simples.

Crie bons conteúdos

O sucesso do seu blog passa por muitas etapas que você deve levar em consideração. A primeira estratégia que já vem ganhando importância nas empresas que atuam na internet é o marketing de conteúdo. Sem um bom conteúdo, suas estratégias na internet estão fadadas ao fracasso.

Esse é considerado o primeiro passo para que você conquiste seu público certo. Por isso, escolha os temas que serão abordados pela sua empresa. Após isso, escolha a forma como você conversa com seu cliente, ou seja, a linguagem e em seguida crie palavras-chave.

Por exemplo, se sua empresa vende instrumentos musicais, porque não criar um conteúdo voltado para esse nicho? Portanto, foque em conteúdos que tenham relação com o que você vende. Então fale sobre música, instrumentos, dê dicas para aprender a tocar um instrumento, ou assuntos afins.

Lembre-se sempre que o seu conteúdo é o chamariz das pessoas para o seu blog, então se empenhe em alcançar o seu público-alvo. Entende como é bom ter um blog?

Eduque o seu público

é bom ter um blog

Você já conhece o seu público, já sabe quais temas irá falar no seu blog e quais as dores dos seus clientes. Comece a criar conteúdos de qualidade para que ele volte com recorrência ao seu blog.

Ao fazer isso, você irá educar o seu público, se tornará uma autoridade e fará toda a diferença no momento em que um cliente estiver em dúvida sobre comprar com você ou com a concorrência.

Ademais, o foco nesses conteúdos deve estar na produção de palavras-chave para otimização de SEO. As buscas orgânicas são as maiores responsáveis pelo rankeamento do seu blog/site. Então estude as melhores maneiras de otimizar seu marketing através do seu conteúdo.

Tenha uma interação com seu público

Após criar o conteúdo do seu blog, preocupe-se também em interagir com seu público. Mas como? O relacionamento com seu cliente não acontece apenas no blog, mas também nas redes sociais.

É bom ter um blog para que seu conteúdo seja compartilhado também nas mídias sociais, que tem justamente essa função de atrair seu público para o sua produção considerada mais densa.

Mas tenha muito cuidado com o que irá postar. Os públicos das diferentes redes têm comportamentos distintos, a depender de qual seja ela. Por exemplo, no instagram, o foco maior está na imagem, o que te fará caprichar mais na produção de imagens mais bonitas.

Enquanto isso, a forma de interação no facebook já é diferente, o que te forçará a ter outro tipo de postura. O Brasil é um dos países onde mais se utiliza redes sociais, então, porque não utilizar desse benefício e atingir seu público onde ele está mais presente?

Por isso é importante que você contrate uma ferramenta de automação que te ajude a monitorar seus posts e taxas de engajamento nas redes sociais. A Ville Target é a ferramenta ideal para você que deseja ter o controle total do seu negócio. Ademais, você poderá entender quais são as estratégias para redes sociais que mais funcionam no seu nicho de mercado.

É hora de transformar seus leitores em leads

Com o público alvo encontrado, os conteúdos certos para atração e direcionados para sua audiência, o que mais falta? Agora que seu visitante interage com seu conteúdo, compartilha, faz comentários, entre outros tipos de interação, é hora de transformá-lo num cliente.

Esse é um dos maiores desafios das empresas hoje em dia. Transformar seus visitantes assíduos em leads qualificados, que realmente farão uma compra de um produto ou serviço.

Para isso, crie landing pages onde você possa captar os dados principais dos seus visitantes e invista em e-mail marketing para divulgação do seu negócio. Essas estratégias poderão te ajudar a aumentar a cartela de clientes. Você pode desenvolvê-las através da ferramenta de automação da Ville Target. Alguém tem dúvida de que é bom ter um blog?

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !