27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Se você está começando a criar campanhas online, pode estranhar alguns termos de marketing digital que usamos com frequência. Mas nada que uma rápida consulta não resolva suas dúvidas.

Ainda mais quando o mercado de marketing digital no Brasil começa a crescer. Pequenas e médias empresas estão entendendo que os canais online são a maneira mais econômica e eficiente para dar visibilidade aos seus negócios.

Para que a estratégia dê certo, é importante conhecer os principais termos de marketing digital.

 

Conheça alguns termos de marketing digital

 

Para ajudá-lo a otimizar suas ações na internet, resolvemos criar um glossário listando e esclarecendo os termos de marketing digital mais usuais. Confira abaixo:

 

1. Leads

 

Com certeza você já ouviu falar da importância de captar leads, né? Basicamente, leads são as pessoas que demonstraram algum tipo de interesse em seus produtos ou serviços. Aquele visitante despretensioso do seu site e até o usuário que sabe o que quer.

Imagine um professor de inglês que criou um ebook completo sobre gírias em inglês. Quem baixou esse material pode ser considerado um lead. Ele tem potencial para comprar algum curso de inglês no futuro. Enfim, é importante convertê-los a clientes por meio da nutrição de conteúdo de qualidade.

 

2. Buyer persona

 

Buyer persona vai muito além de fazer definições genéricas do seu público-alvo, significa a personificação dele. Aqui, é importante criar um personagem do seu cliente ideal, que tenha nome, idade, profissão, características de compra, comportamento na internet e por aí vai. Claro, tudo baseado em dados reais.

 

termos de marketing digital buyer persona

 

Ao fazer isso, você consegue desenvolver campanhas mais assertivas. Criar a buyer persona da sua empresa é, portanto, um dos primeiros passos de um planejamento de marketing digital.

 

3. Funil de vendas e marketing

 

Por mais que os seus clientes tenham gostos e necessidades parecidos, eles se comportam de maneiras diferentes. Cada um percorre um caminho para chegar ao seu produto ou serviço e tomar a decisão de comprá-lo.

 

termos de marketing digital funil de vendas e marketing

 

Há pessoas que ainda estão entendendo os benefícios de um produto, enquanto outras já querem comprá-lo. Para identificar em qual estágio o seu cliente está, é preciso conhecer as fases do funil de vendas e marketing: topo, meio e fundo.

A ideia é elaborar campanhas para cada uma das etapas com o objetivo de levar as pessoas para o fundo do funil e, finalmente, convertê-las.

 

4. Inbound Marketing

 

Chamado também de marketing de atração, o Inbound Marketing é uma estratégia para conquistar leads sem interrompê-los, como os irritantes anúncios do YouTube fazem. Aqui, você chama atenção com conteúdo interessante e relevante, resolvendo os problemas que eles podem ter no dia a dia.

 

5. Outbound Marketing

 

Por sua vez, a abordagem do Outbound Marketing é muito mais “agressiva”. Ela visa única e exclusivamente a venda. Quando identificar um grupo de pessoas com potencial de compra, direciona-se anúncios vendedores para ele.

 

6. Landing page

 

Trata-se de uma página de conversão, que pode ser a captação de leads ou mesmo a venda de um produto em lançamento.

 

termos de marketing digital landing page

 

Uma landing page efetiva costuma ter imagens, vídeos, textos e Call to Action atrativos que convencem o usuário a fazer a conversão. Normalmente, oferece um material gratuito em troca dos contatos do visitante.

 

7. CRM

 

Sigla em inglês para Customer Relationship Management, CRM nada mais é do que a gestão de relacionamento com o cliente. Nesse processo, é importante manter todas as informações de seus clientes em um só lugar, como histórico de atendimento, contatos e preferências.

Ao conhecer o comportamento de cada cliente, fica muito mais fácil direcionar campanhas assertivas. Vale destacar, também, que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um.

 

8. CAC

 

CAC significa Custo de Aquisição por Cliente. Trata-se, basicamente, de um cálculo que mostra o quanto sua empresa gasta para conseguir um cliente. Se você investiu 1.000 reais em Facebook Ads e Google AdWords para vender um produto e 800 pessoas o compraram, o seu CAC é de R$ 1,25.

Fazer essa conta é muito importante para limitar o orçamento das suas campanhas.

 

9. ROI

 

Sigla em inglês para Retorno sobre Investimento, ROI é a razão entre o dinheiro ganho e a verba investida em suas ações de marketing. Um ROI acima de 1 significa que você está ganhando dinheiro, enquanto um ROI inferior a 1 significa que você está perdendo dinheiro.

 

10. SEO

 

SEO é a sigla para Search Engine Optmization. Ou, em bom português, Otimização das Ferramentas de Busca. Trata-se de um conjunto de boas práticas que visam posicionar sites nas primeiras colocações dos motores de busca, como o Google.

 

termos de marketing digital SEO

 

Investir em SEO é muito mais barato e traz resultados mais consistentes do que recorrer à mídia paga que só tem resultados imediatos.

 

11. Remarketing

 

Utilizar o remarketing significa direcionar campanhas específicas para pessoas que manifestaram interesse em seus produtos ou serviços, mas que abandonaram o seu site de mãos vazias. Essa estratégia é muito usada por e-commerces.

Quando você visita a página de um tênis esportivo, por exemplo, e acaba não fazendo a compra, é normal a propaganda desse mesmo tênis aparecer em algum momento da sua navegação, como na timeline do Facebook.

 

Além dos termos de marketing digital

 

Muitos termos de marketing digital, né? No entanto, as campanhas de marketing são indispensáveis para dar visibilidade para a sua empresa e impulsionar suas vendas. Em meio a tantas ações, surge a automação de marketing para dar mais agilidade e eficiência no processo.

Basicamente, a automação de marketing consiste em uma ferramenta que automatiza as ações repetitivas de marketing. Um exemplo está em disparar, automaticamente, um email de agradecimento para cada novo lead cadastrado na sua base de contatos.

Com o ville Target, você faz isso e muito mais. Entre as funcionalidades da ferramenta, estão:

Cadastre-se agora mesmo na ferramenta e automatize suas ações de marketing. Boa sorte!

 

 

Posts relacionados