(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O email marketing é uma ferramenta poderosa na geração e nutrição de leads. Os benefícios da utilização dessa ferramenta são enormes e não podem ser ignorados. Contudo, você está planejando sua campanha e está meio perdido com as diversas opções existentes.

Por isso, antes mesmo de iniciar qualquer planejamento é importante conhecer os tipos de email marketing e os benefícios que cada um trás para você e sua empresa.

Em um mundo cada vez mais digital e competitivo, existem muitas ferramentas que te conectam com o cliente. E conectar-se com eles durante a jornada de compra é muito importante para que você possa conhecer quem está do outro lado. Mas como escolher a estratégia mais adequada para o seu email marketing?

Para lhe ajudar nessa escolha vamos conhecer os tipos de email marketing para que você possa planejar adequadamente sua campanha.

 

Os tipos de email marketing mais utilizados pelas grandes empresas

 

Email promocional

 

Essa categoria de email marketing tem o objetivo de promover algo. Obviamente que o primeiro pensamento leva direto para a oferta de algum produto, porém, pode ser mais do que isso. O email promocional serve para:

  • Promover ofertas especiais em seu catálogo de produtos;
  • Oferecer algum tipo de serviço da sua empresa;
  • Obter o cadastramento de pessoas em sua lista de email;
 

tipos de email promocional

 

O foco principal é a conversão, por isso, o material deve ser objetivo e bem estruturado, com muitas imagens e Call-To-Action bem definidos.

Como você estará enviando um email para a pessoa ler quando quiser e sem pressão, isso retira o impulso consumista da questão. Com tempo e tranquilidade ao lado do seu cliente, cabe a você convencê-lo através daquele e-mail, que ele realmente precisa do que você está oferecendo.

 

Email informativo

 

O email informativo é a famosa newsletter. Ao escolher esse tipo de email marketing, você estará buscando informar sua base de clientes de atualizações e novidades. Por isso, o foco aqui devem ser os textos, com chamadas maiores e tudo devidamente linkado ao seu site e/ou blog.

É importante ressaltar que aqui seu foco nas métricas de conversão direta com seu cliente deve ser menor.

 

tipos de email informativo

 

Uma newsletter é uma oportunidade perfeita para que você cative seu cliente através da informação. Isso gera uma relação B2C melhor e pode trazer benefícios no futuro, ao fixar sua marca no pensamento da clientela.

Além disso, serve para aprofundar melhor seu conhecimento sobre os interesses de quem lê essas informações. Ao acompanhar os cliques na newsletter, você vai saber o que interessa a cada um deles e poderá direcionar melhor suas campanhas no futuro.

 

Email transacional

 

Sabe aquela mensagem automática que você recebe na sua caixa de emails quando completa alguma ação em um site? Esse é o email transacional, um dos mais conhecidos tipos de email marketing, mesmo que sem querer.

 

tipos de email transacional

 

Ele trata de confirmar uma ação que o cliente fez no seu site, ou seja, ele conclui a transação entre você e o cliente. Obviamente que ao falar de transação, pensamos logo em compra e venda, mas existem outras possibilidades, como:

  • Confirmação de pedido;
  • Confirmação de compra;
  • Troca de Senha;
  • Confirmação de cadastro;
  • Recebimento de material gratuito;
 

Email de boas-vindas

 

Junto com o email transacional, é um dos tipos de email marketing mais comuns em nosso dia-a-dia. É ele quem dá início do seu relacionamento com o lead e serve também para o alinhamento de interesses entre marca e cliente.

 

tipos de email boas vindas

 

Além disso, de uma maneira mais sútil, serve para que você identifique interesses ou problemas que levaram a pessoa até você. Só tome cuidado no teor da mensagem, ela pode significar o início ou o fim do seu relacionamento.

 

Email sazonal

 

O email sazonal é um email promocional especial. Ele marca a comemoração de datas especiais na sua relação com o cliente ou em datas comemorativas em geral, principalmente naquelas que favorecerem seu nicho de mercado. O email sazonal pode ser usada para celebrar:

  • Aniversário do cliente;
  • Feriados e datas comemorativas;
  • Dias populares para o comércio como a Black Friday;
  • Felicitações por conquistas do seu cliente;
  • Comemorar marcar do seu relacionamento com o cliente;
 

tipos de email sazonal

 

O mais importante aqui é lembrar que o foco é o cliente. Esse tipo de email deve ser usado como recurso para fazer com ele se sinta lembrado por você. Normalmente vem acompanhados de benefícios especiais: descontos, cupons ou brindes.

E assim como o email promocional, são mais gráficos, contudo, menos focado em conversões. O importante é nutrir aquele lead e fazer com que ele se sinta importante dentro do relacionamento de vocês.

 

Email para cliente inativo

 

O objetivo dessa campanha é motivar um antigo cliente a retomar o interesse pelo seu negócio. Afinal de contas, conquistar novos clientes pode ser até cinco vezes mais caro do que reconquistar um antigo.

Um cliente inativo é aquele que não gera conversões, mas não abandonou completamente a interação entre vocês. Provavelmente ele ainda abre suas campanhas de email marketing, mas não vai além.

 

 

Através do mapeamento do histórico desse cliente, você pode descobrir como atiçar a curiosidade dele e recuperar o interesse dele. Através de uma boa segmentação e uma personalização do conteúdo baseado nas informações que você tem, você vai ser capaz de criar campanhas personalizadas para conseguir ele de volta.

O intuito desse tipo de estratégia é fazer com que o cliente se sinta especial, tal qual na estratégia de email sazonal, mas também motivá-lo.

Essa reconquista além de ser um procedimento mais simples e menos custoso para você, gera maior lucratividade, pois clientes que retornam gastam até 67% mais que um novo.

Você provavelmente já sabia como fazer um email marketing matador e o que não deve fazer. Agora você também já está mais informado sobre os tipos de email marketing mais relevantes. Com isso, a estratégia de marketing digital de sua empresa com certeza ganhou uma excelente aquisição.

Em um mercado que investe cada vez mais em conteúdo SEO, criação de conteúdos especiais para as redes sociais, formas de aumentar a captação de leads, entre outros.

 

tipos de email clientes inativos

 

Mas ao escolher o ville Target para disparar suas peças de email marketing, você tem a oportunidade de usufruir da primeira plataforma de automação de marketing grátis do país.

Onde você pode fazer sua criação de landing pages, captação de leads, segmentação da sua lista de leads, automações e campanhas de email, agendamento de posts nas redes sociais, lead tracking, lead scoring e muito mais.

Cadastre-se grátis e comece hoje a automatizar seu Marketing Digital!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados