(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Fala a verdade: você nunca ficou com vontade de fazer uma compra depois de ver a foto de um produto em algum anúncio no Instagram? De fato, as imagens têm um poder de convencimento muito forte. Não é à toa que falamos que uma imagem vale mais que mil palavras. Nesse sentido, quem vende produtos pela internet é fundamental saber tirar boas fotos para loja virtual.

Do contrário, um site com imagens ruins ou que não carregam encontra dificuldades em converter. Aliás, um dos acertos do SEO para e-commerce é justamente tirar as próprias fotos dos produtos comercializados, dispensando as imagens cedidas pelos fornecedores. Assim, você consegue se diferenciar dos demais concorrentes nesse aspecto.

Em resumo, tirar boas fotos para loja virtual é capaz de fazer um usuário concluir uma compra, enquanto imagens de baixa qualidade afastam definitivamente o potencial cliente.

Passo a passo para tirar boas fotos para loja virtual

Caso você tenha recursos suficientes para terceirizar esse trabalho, você pode encontrar fotógrafos profissionais em plataformas de prestadores de serviços, como Freelancer e GetNinjas. Nelas, você consegue negociar um orçamento com diversos profissionais.

Agora, se a verba é limitada, você mesmo pode tirar boas fotos de seus produtos para sua loja virtual. Basta seguir as dicas abaixo.

Equipamentos certos

Com o avanço da tecnologia, os últimos modelos de smartphones são capazes de tirar fotos de altíssima resolução. Portanto, você não precisa desembolsar uma grana preta para comprar uma câmera profissional. Enfim, a solução está nas suas mãos!

boas fotos para loja virtual equipamentos

Ter um tripé também é muito importante. Ele garante muito mais estabilidade quando você tirar as fotos. Por fim, você também vai precisar de um tecido TNT branco ou um papel cartolina branco para fazer o fundo das imagens.

Alta resolução

Imagine um e-commerce de moda feminina. Os visitantes precisam ver as texturas, o tipo de tecido, os bordados e outros detalhes da peça. Enfim, é fundamental que as suas fotos tenham alta resolução. Assim, quando o usuário for dar zoom na imagem, ela não fica distorcida.

Em primeiro lugar, é claro, a sua câmera precisa dar conta do recado. Existem modelos de smartphone que têm até 16 MP de potência. Mas tirar fotos em 2 megapixels já é o suficiente para produzir imagens com resolução aproximada de um Full HD.

Então, uma dica é sempre usar a câmera traseira, que possui muito mais qualidade que a frontal. Quando for tirar fotos com smartphone, esqueça o zoom. Esse recurso diminui drasticamente a qualidade das imagens.

Por fim, faça uso do tripé para garantir a estabilidade da imagem. Vale a pena, inclusive, recorrer ao timer da câmera para evitar tremedeiras na hora de apertar o botão de captura. Lembre-se: fotos tremidas comprometem a visualização do produto.

Fundo branco

Por falar no fundo das imagens, é recomendável que ele seja branco. De modo geral, ele impede que os usuários se distraiam com outras informações, evidenciando todos os aspectos do produto. Daí a necessidade de contar com um tecido TNT branco.

boas fotos para loja virtual fundo branco

Tão natural quanto a luz do dia

Engana-se quem pensa que o flash é um recurso útil na hora de tirar boas fotos para loja virtual. Muito pelo contrário. Isso porque ele ilumina apenas uma parte da imagem, deixando todo o resto mais escuro ainda. Aí, fica uma sombra enorme em volta do produto, o que não é nada legal.

boas fotos para loja virtual iluminação

O ideal é que você faça a produção das fotos em um ambiente que receba bastante iluminação natural. Nesse caso, procure posicionar os produtos mais distantes da janela para que a imagem tenha uma luz uniforme e sombras mais claras.

Muitas opções

Quanto mais informações o usuário consumir, mais seguro ele se sente para realizar uma compra. Especialmente na internet. Então para que publicar apenas uma foto se você pode tirar várias? Explore vários ângulos do produto, faça fotos de baixo para cima, de cima para baixo, de lado, inclinado, de frente, de costas…

Enfim, faça com que o cliente praticamente “pegue” o produto na mão para conhecer todos os seus detalhes. Aliás, as fotos em 360º são uma ótima opção mostrar tudo o que seu consumidor precisa ver sobre o seu produto.

Além das boas fotos para loja virtual

O cliente também gosta de se sentir especial. Então, invista em um atendimento personalizado. Que tal enviar uma oferta especial no dia do aniversário de um cliente? Aqui, a melhor maneira para fazer isso é utilizar automação de marketing para o seu e-commerce.

Com o ville Target, você programa, por exemplo, o envio automático de um email com um cupom de desconto no dia do aniversário de cada cliente cadastrado na sua base de contatos. Não é só isso. Graças ao recurso Lead Tracking, você consegue monitorar todas as páginas que o usuário visita dentro da sua loja virtual.

boas fotos para loja virtual automação de marketing

Se um visitante, então, visitou a página do mesmo produto durante três dias consecutivos e não efetuou a compra, você pode fazer uma ação específica para ele. Uma vez que se sabe que ele tem certo interesse, você pode enviar um email com desconto para aquele produto. Talvez, ele precise só de um empurrãozinho para finalizar a compra.

Em resumo, tirar boas fotos para loja virtual é apenas o começo do seu trabalho. Essa etapa serve para captar leads. Na sequência, você precisa fazer um trabalho para transformar esse comprador ocasional em um cliente recorrente. E contar com uma plataforma de automação de marketing, como o ville Target, facilita a sua vida.

Boas vendas (e fotos)!

Posts relacionados