(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabia queo gerenciamento de redes sociais pode fazer toda a diferença para sua empresa? Pois é! Hoje em dia, se você não investe na presença online da sua marca, é quase como se ela nao existisse.

Isso porque as mídias sociais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Utilizamos plataformas como o Facebook e o Instagram não apenas para interagir com nossos amigos, mas também para verificar a reputação de uma empresa.

O gerenciamento de redes sociais pode ser o que você precisava para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Felizmente, essa tarefa pode ser bastante fácil.

Ao longo desse artigo, você verá as melhores dicas para começar a construir a presença online e social da sua marca. Então não deixe de ler até o final!

Vamos começar?

Veja o passo a passo para um bom gerenciamento de redes sociais:

Crie uma página

O primeiro passo é simplesmente criar a sua página. Nessa etapa inicial, é importante que você saiba que existem diversas plataformas e cada uma tem suas particularidades e objetivos.

No Facebook, a criação de uma página é sempre melhor ao perfil. Isso porque o perfil é de uso pessoal e deve ser reservado para isso. Já as páginas têm caráter de divulgação de uma marca, contando com muitos mais funcionalidades com foco na geração de vendas e conquista de leads.

Gerenciamento de redes sociais

Ao criar a página, é importante incluir dados sobre a sua empresa. As seguintes informações são imprescindíveis:

  • Telefone;
  • Site;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Prêmios que a sua empresa já recebeu e diversas outras informações relevantes para a sua base de clientes.

Quanto mais completa for a página, mais fácil será para o cliente conhecer a sua marca.

No caso do Instagram e do Twitter, as informações já são mais sucintas. Limite-se a incluir o site, telefone, uma breve descrição e, se possível, e-mail para contato. Para falar mais sobre a sua empresa, utilize as próprias publicações.

Cuide da identidade visual

Outra parte importante do gerenciamento de redes sociais é a padronização dos elementos visuais.

A identidade visual é o que permite que os usuários reconheçam o seu conteúdo com mais facilidade. Você geralmente reconhece logotipos icônicos sem precisar do nome do estabelecimento, certo? É exatamente por isso que é tão importante cuidar dessa característica da campanha!

Ao definir a identidade visual, você pensa na sua mensagem, nas cores e elementos utilizados nas peças visuais, no tom formal ou informal dos seus textos e toda a padronização que ajuda na identificação de sua marca.

Isso deve ser aplicado tanto em seus posts como nas fotos de perfil e capa.

Personalize a sua URL no Facebook

Quando você cria uma página, o próprio Facebook já disponibiliza uma URL personalizada (o endereço digitado no navegador para acessar a sua página na rede social). O que nem todo mundo sabe é que essa URL pode ser personalizada!

Pense nos sites que você já tem o endereço decorado. Em vez de fazer uma busca, você pode simplesmente digitar a URL direto. O mesmo acontece com as informações de acesso das mídias digitais!

O marketing digital para Facebook é focado na divulgação da sua página e utiliza todas as técnicas que facilitem o acesso do cliente. Colocar o nome da empresa nessa URL é uma forma de identificação da sua página com mais facilidade e, principalmente, profissionalismo.

Utilize gatilhos mentais nos posts

A gestão de redes sociais é muito centrada na produção de conteúdo. Por isso, são consideradas diversas
técnicas de redação para atrair mais clientes para o seu negócio.

Os gatilhos mentais são conhecidos como expressões que instigam o desejo do cliente, incitam uma ação ou criam a sensação de urgência. No caso de lojas, por exemplo, eles funcionam como uma forma de incentivar os usuários a comprarem os seus produtos, ao mesmo tempo em que criam o sentimento de que a compra precisa ser realizada o mais rápido possível.

Independente do tipo de serviço que você presta, os gatilhos mentais servem para trazer o cliente para mais próximo da sua empresa, criando laços mais fortes entre vocês e até mesmo fidelizando o usuário.

Crie hashtags de gerenciamento de redes sociais

As hashtags servem para reunir conteúdos em um único endereço, facilitando que os usuários encontrem o que buscam. Você pode criar tags com o nome da sua empresa, assuntos relevantes no momento, promoções, concursos ou qualquer outro termo que ajude possíveis clientes a chegarem até a página.

Além de criar e utilizar essas hashtags em seus posts, é importante que você também incentive os seus seguidores utilizarem os termos, aumentando a sua exposição online.

As hashtags podem ser utilizadas tanto no Facebook, como no Instagram e no Twitter. Portanto, não deixe de utilizar essa técnica!

Integre o gerenciamento de redes sociais

Os websites também são a porta de entrada para um cliente, por isso o site e as redes sociais devem ser integrados. Adicione botões de like e compartilhamento em suas páginas para garantir que esse usuário seja direcionado para a plataforma. O mesmo deve acontecer com as próprias páginas. O ideal é que cada canal leve ao outro para garantir o tráfego.

Os widgets que mostram as últimas postagens nas suas páginas também são uma forma de captar a atenção de possíveis clientes. Além disso, eles podem também aumentar as chances de engajamento.

Cuide do atendimento online

O Messenger do Facebook é uma ferramenta poderosa para o atendimento rápido e personalizado. Muitas pessoas preferem mandar mensagem a redigir e-mails ou ligar para uma central de atendimento, por isso você deve manter este canal aberto e garantir que as mensagens são respondidas com agilidade.

O mesmo acontece com as direct messages do Twitter e do Instagram. Por serem um canal privado, muitos clientes entram em contato por meio dessas funcionalidades.

Todos os comentários também devem ser respondidos para que os clientes se sintam próximos de sua marca e continuem a interagir. Esse relacionamento próximo é uma das grandes vantagens da gestão de redes sociais e faz toda a diferença na fidelização do seu público alvo.

Seja criativo e produza conteúdo diferenciado

As redes sociais permitem a postagem de fotos, vídeos, gifs, textos e diversos outros formatos de mídia que atraem o público para a sua página. Quanto mais personalizados e divertidos os seus posts forem, maiores serão as chances de que os clientes realmente prestem atenção em sua mensagem.

Os vídeos caracterizam uma forma de conteúdo fácil de ser consumida, então uma boa ideia é investir neste formato para divulgar a sua empresa e serviços. Recentemente, o Instagram lançou o IGTV, uma plataforma semelhante ao YouTube, mas dentro do próprio aplicativo.

Gerenciamento de redes sociais

A adaptação das redes sociais para receber diferentes tipos de mídia mostra como é importante estar sempre no topo do seu jogo quando o assunto é a criação de conteúdo.

Crie anúncios para promover suas publicações

Os anúncios também fazem parte da realidade da gestão de redes sociais. Quando você cria uma página, a melhor forma de criar sua base de seguidores do zero é investindo no Facebook Ads ou Instagram Ads.

É possível promover a sua página ou posts específicos para atingir mais usuários dentro das páginas nas redes sociais. O orçamento depende completamente de você e é possível acompanhar os resultados diariamente, assim você tem mais controle do tempo de veiculação de cada anúncio e o número de pessoas que chegaram até a sua página.

Utilize o Instagram Business

O Instagram Business é uma funcionalidade da plataforma voltada para empresas que querem investir no crescimento por meio das mídias sociais. Ele permite a inserção de links na biografia, em posts e nos Stories, o que potencializa a conversão de seguidores para clientes.

Essa funcionalidade também permite que você analise e colete dados sobre o perfil dos seus seguidores, picos de engajamento nos posts (vamos falar mais sobre isso em seguida), crescimento das impressões e outras informações relevantes para o seu negócio.  

Não se esqueça dos Stories do Instagram e Facebook!

Os chamados Stories são uma das funcionalidades preferidas dos usuários, já que são conteúdo interativo e rápido de ser assistido. Eles existem no Facebook, no Instagram e até mesmo no WhatsApp! Os vídeos funcionam como o Snapchat, ou seja, são mídias curtas, rápidas e que ficam disponíveis apenas por 24h.

A sua empresa pode usar essa ferramenta para divulgar novos produtos, responder às questões principais dos clientes, produzir dicas de utilização dos itens vendidos na loja e muito mais. O que importa é usar a criatividade!

Defina cronogramas de postagens

Uma das coisas mais importantes ao pensar no gerenciamento de redes sociais é o fato de que você nunca pode ficar sem produzir conteúdo. Caso a sua página não seja movimentada, os seus clientes podem acabar parando de seguir e a sua base de curtidas é reduzida.

Por isso, é importante definir um cronograma que garante todas as publicações da semana ou do mês. Além de facilitar a produção de conteúdo, seguir um calendário faz com que o trabalho seja mais rápido e eficiente.

Analise os melhores horários para as publicações

Existem horários conhecidos como picos de engajamento. Esses picos representam o período do dia em que mais visitantes interagem com o seu conteúdo. Geralmente, eles acontecem nos horários de deslocamento (entrada ou saída do trabalho) e horário de almoço.

As próprias plataformas oferecem ferramentas que permitem a análise de comportamento dos seus seguidores. Por isso, é importante ficar de olho nas principais métricas das redes sociais para conseguir definir os horários que geram mais resultados para você.

Conte com uma plataforma de gerenciamento de redes sociais

A automatização de tarefas é algo que você pode incorporar no seu cotidiano para conseguir gastar mais tempo com atividades analíticas. Para isso, é imprescindível que você conte com uma ótima plataforma de gestão de redes sociais.

O ville Target é uma ferramenta de automação de marketing que permite essa automatização de diversas etapas de uma campanha de marketing digital. Além de conseguir captar e pontuar novos leads, você pode também enviar e-mails marketing e construir landing pages eficientes. Tudo isso sem contar com o gerenciamento de redes sociais!

Por meio da plataforma, é possível agendar publicações nas principais mídias sociais e acompanhar os resultados. Você pode, inclusive, contar com um plano gratuito. Assim, você começa a investir na produção de conteúdo para as redes sociais sem pesar no seu orçamento final.

Se você trabalha com a gestão de diversas contas, pode ser uma boa ideia investir nos planos pagos para ter acesso à todas as funcionalidades. Então não deixe de acessar o site hoje mesmo para saber mais sobre o ville Target.

Por que fazer o gerenciamento de redes sociais?

 

Como mencionamos no começo do artigo, a base de usuários dessas plataformas cresce cada vez mais. Isso significa que elas são ferramentas poderosas para atrair novos clientes para o seu negócio.

Além disso, elas funcionam como um ótimo canal de atendimento ao cliente e permitem que você crie relacionamentos fortalecidos com os seus consumidores. Afinal, ao interagir com a sua página, as pessoas se sentem mais próximas da sua marca.

Tudo isso pode ter um impacto significativo no crescimento das suas vendas. Tanto é que cada vez mais são lançadas funcionalidades voltadas para o mundo dos negócios. É o caso do marketplace do Facebook, a possibilidade de incluir links e preços de produtos nos posts do Instagram e mais.

Por isso, se você ainda não tem um perfil nessas plataformas, acredite: você está perdendo dinheiro.

Agora que você já conhece as principais formas de fazer a gestão de redes sociais, chegou a hora de colocar a mão na massa. Comece a criar as suas páginas, produzir conteúdo e acompanhar os resultados para aproveitar todos os benefícios de uma estratégia de social media. Boa sorte!

Aproveite também para conferir os materiais gratuitos do ville Target e se tornar um especialista em marketing digital. Acesse o site para saber mais sobre inbound marketing, e-mail marketing, automação de marketing e muito mais!

  • Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre gerenciamento de redes sociais, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !