(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Tomar decisões, definir os próximos rumos do seu negócio e quais são os objetivos a serem alcançados. Resolver todas essas questões não é algo fácil, definitivamente. Trata-se de um processo que requer uma visão da empresa muito precisa e ampla. E essa é uma das grandes vantagens da análise SWOT.

Sigla em inglês para Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), a matriz SWOT provavelmente foi criada na década de 1960, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ela é muito utilizada por empresas, sobretudo as que estão dando os primeiros passos.

Essa ferramenta não proporciona apenas uma visão ampla da sua empresa, mas de todo o mercado em que você está inserido. Basicamente, ela fornece informações necessárias que te ajudam a tomar a direção correta, inclusive na hora de fazer o planejamento de marketing digital.

Para entender melhor as vantagens da análise SWOT, acompanhe a explicação de cada conceito que compõe essa estratégia e como eles podem ser aplicados.

Forças

A força é determinada pela análise do ambiente interno de sua empresa. Aquele que diz respeito ao relacionamento ou que pertence à sua empresa. É possível elencar as suas forças após fazer o benchmarking no marketing digital, uma vez que elas representam as vantagens que você tem em relação à concorrência.

vantagens da análise SWOT forças

Por exemplo, se você vende camisetas com estampas diversificadas na internet, mas o seu tecido é diferenciado, exclusivo, eis aí uma força. Ou se o seu perfil comercial no Instagram tem muito engajamento, estamos falando de uma ótima vantagem competitiva.

Fraquezas

O oposto da força, a fraqueza também é identificada através da análise do ambiente interno. Ela diz respeito às características que desfavorecem a sua empresa frente às demais que atuam no mesmo ramo.

Lembra do exemplo das camisetas? Então, por elas terem um tecido especial, o preço de seu produto pode não ser tão competitivo. Outro exemplo: apesar de repercutir bem nas redes sociais, você tem pouco conhecimento e nem chega a investir em SEO. Isso significa, na prática, que é preciso desembolsar mais dinheiro para trazer clientes à sua loja virtual.

Contudo, é importante notar que muitas fraquezas podem ser contornadas pela empresa de alguma forma.

Ameaças

As ameaças partem de análises sobre o ambiente externo. De modo geral, elas se referem a elementos e conjunturas que são desfavoráveis e que estão fora do controle da empresa.

vantagens da análise SWOT ameaças

Uma grande ameaça que impactou praticamente todos os setores foi a crise econômica que o Brasil experimentou nos últimos anos. Mas as ameaças podem ir além disso, como uma mudança de comportamento dos consumidores, chegada de produtos que substituem os seus e por aí vai.

Oportunidades

Por outro lado, as análise de ambiente externo também podem identificar oportunidades que devem favorecer os seus resultados. Quem trabalha no varejo pode (e deve) enxergar as datas comemorativas do primeiro semestre como uma grande oportunidade para alavancar suas vendas.

Mais profissionais capacitados no mercado e até ferramentas de automação de marketing acessíveis são outros exemplos que podem ser elencados em Oportunidades para a sua empresa.

Passo a passo para fazer a análise SWOT

Um gestor ou um profissional de marketing da empresa pode ficar responsável pela realização da análise SWOT. No entanto, as vantagens da análise SWOT podem ser potencializadas, se houver um envolvimento de toda a equipe no processo.

vantagens da análise SWOT trabalho em equipe

A leitura dos resultados fica mais clara se você colocar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma planilha. Em seguida, faça estas perguntas: quais forças podem potencializar as oportunidades? qual força pode combater qual ameaça? quais fraquezas podem prejudicar suas oportunidades ou potencializar suas ameaças?

Além das vantagens da análise SWOT

Assim como o processo de benchmarking, fazer a leitura da análise SWOT deve ser um trabalho contínuo. Isso porque ela fornece muitas informações estratégicas.

Como adiantamos acima, uma grande oportunidade para impulsionar suas ações online está em recorrer a uma plataforma de automação de marketing. Aqui, o ville Target oferece planos que cabem no orçamento de todos tamanhos de empresas.

Com recursos de agendamento de posts nas redes sociais, segmentação da base de contatos, disparo de campanhas de email marketing e criação de landing pages efetivas, o ville Target tem tudo para potencializar suas forças e minimizar suas fraquezas.

Boa sorte nos negócios!

automacao de marketing

Posts relacionados