27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

A mais recente atualização do Google Chrome, o navegador mais popular do mundo, passa a rotular sites que não operam sob o protocolo HTTPS como NÃO SEGUROS. Outros browsers, como Safari e Firefox, vão seguir o mesmo caminho. Daí, já dá para perceber as vantagens em utilizar HTTPS em sites e landing pages, né?

De modo geral, os navegadores vão fazer um alerta para que os usuários não insiram mais dados sensíveis, como cartão de crédito, CPF, endereço e email, em sites sem o protocolo de segurança. Imagine o prejuízo para as lojas virtuais que ainda não se adaptaram?

Aliás, essa mudança pode impactar negativamente toda a sua estratégia de marketing se você não usar o protocolo. Imagine, então criar recorrer a ferramentas de captação de leads, como landing pages, que não possuem HTTPS. Os usuários não vão se arriscar e passar dados para páginas rotuladas como NÃO SEGURAS, né?

Quer saber outras vantagens em utilizar HTTPS no site e landing page e, de quebra, como realizar essa migração? Continue conosco!

Afinal de contas, o que significa HTTPS?

Antes de explicar o que é HTTPS, vamos falar um pouco de sua versão anterior: o HTTP.

A sigla vem do termo em inglês para HyperText Transfer Protocol que, em bom português, quer dizer Protocolo de Transferência por Hipertexto. Em outras palavras e de forma básica, trata-se de um protocolo de comunicação entre os navegadores e sites.

O problema do HTTP é que a comunicação é feita por meio de texto puro. Na prática, isso significa que um terceiro mal intencionado pode interceptar sua conexão e ler informações confidenciais, como uma senha de acesso e números de cartão de crédito.

Foi por esse motivo que surgiu o HTTPS, cuja letra “S” significa segurança. Então, esse protocolo faz a mesma coisa só que de modo criptografado. A troca de informações entre navegadores e sites é toda embaralhada no meio do caminho, de modo que apenas as duas pontas conseguem interpretar a comunicação. Mesmo que alguém intercepte a sua conexão, não conseguirá decifrar os dados.

Para identificar um site que opera sob HTTPS é muito simples. Basta olhar na barra onde você digita o endereço. Ao lado esquerda da URL, é possível visualizar um cadeado verde.

vantagens em utilizar HTTPS site ville target

Na imagem acima, você pode ver que a página de inscrição da plataforma ville Target utilizar o protocolo de segurança HTTPS. Dessa forma, todos os dados digitados nela ficam seguros, inacessíveis a terceiros.

Vantagens em utilizar HTTPS no site e landing page

1. Ranqueamento no Google

Uma das principais vantagens em utilizar HTTPS impacta diretamente no seu trabalho de SEO. Sabemos o quanto você se esforça para ranquear bem o seu site nos mecanismos de busca: além de produzir conteúdos digitais de qualidade regularmente, você se preocupa com a tecnologia de servidor, arquitetura da informação, acessibilidade web, usabilidade e por aí vai.

E há outro critério para você analisar agora. O navegador do Google não apenas vai indicar os sites que não utilizam HTTPS como NÃO SEGUROS, como também irá puni-los no ranqueamento. Nesse sentido, ter o protocolo de segurança passa a ser um critério extremamente relevante para que o seu site apareça na primeira página do Google.

2. Experiência do usuário

Atualmente, o usuário tem o poder de decidir o conteúdo que vai consumir, onde e quando vai comprar determinado produto ou serviço. Em plena era digital, a concorrência mora a um clique de distância.

Diante desse novo cenário, é fundamental proporcionar uma ótima experiência de compra ao usuário. E isso, é claro, passa em deixar claro que o seu site é seguro. Ainda mais quando vemos diariamente casos de cartões de crédito e senhas de acesso vazados pela internet.

Ao mostrar que o seu site se preocupa com a segurança dos dados dos usuários, certamente você ganha alguns pontos com eles.

Como migrar seu site para HTTPS

Agora que você já conhece as vantagens em utilizar HTTPS no seu site ou landing page, deve estar louco para ter o protocolo na sua página. Para tanto, é preciso emitir um certificado de segurança e, na sequência, solicitar que o seu provedor o instale. É preciso repetir esse processo quando o certificado expira.

No entanto, é importante que você não faça a migração de qualquer jeito. Isso porque a URL de todas as suas páginas serão modificadas, perdendo a autoridade que elas conquistaram no mecanismo de busca.

É possível, por exemplo, que a sua página que estava em primeiro lugar nos resultados perca posições depois da migração. Para que isso não aconteça, recomendamos que contrate um profissional de SEO capacitado para fazer o processo por você, de modo que o endereço do seu site não perca relevância para o Google.

Após fazer a migração, você deve perceber que o seu site ficou mais lento. Isso é normal, uma vez que o HTTPS diminui a velocidade de carregamento das páginas. Mas, convenhamos, entre oferecer segurança aos usuários ou um carregamento rápido, é melhor ficar com a primeira opção.

Como criar uma landing page com HTTPS rapidamente

Cedo ou tarde, você precisa criar uma landing page, seja de captura, uma página institucional ou uma carta de vendas. Em todas as situações, você tem como objetivo que o usuário deixe alguns dados, certo? Dessa forma, é fundamental que a sua página web tenha o protocolo HTTPS.

A parte boa dessa história é que, se você usar o ville Target para construir uma landing page, tanto a emissão e quanto a instalação do certificado acontecem automaticamente. Você não precisa se preocupar com esse processo. Pode deixar o trabalho conosco.

A sua única preocupação é em montar uma página de captura chamativa e elegante. E isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Graças ao recurso de arrastar-e-soltar do ville Target, você seleciona imagens, vídeos e botões de Call to Action que vão compor a sua página.

vantagens em utilizar HTTPS landing page ville Target

Por fim, vale lembrar que, no plano gratuito, você tem direito a construir 2 landing pages grátis. Gostou?

Então cadastre-se agora mesmo e boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados