27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Já se foi o tempo em que as empresas se organizavam de maneira vertical, em que uma equipe não tinha noção do que se passava no outro departamento. Há setores que precisam estar em constante sintonia. Por exemplo, existem inúmeras vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas de uma empresa, seja ela grande ou pequena.

Trabalhando em conjunto, fica muito mais fácil de alcançar os resultados almejados. Marketing e vendas são os departamentos responsáveis por gerar lucro para empresa. Integrá-los é uma tarefa difícil, mas não impossível. Realizar esse processo pode ser um enorme diferencial competitivo.

E essa integração está longe de ser novidade mundo afora. Aliás, a técnica tem até nome: vendarketing. Para ficar mais convencido de que essa estratégia funciona, Acompanhe as vantagens de integrar um trabalho conjunto entre os dois departamentos:

5 vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas

1. Potencializar resultados

A área de marketing tem a função de identificar e atrair potenciais clientes para a sua empresa. Ela deve aplicar técnicas para melhorar a captação de leads, além de criar ações para transmitir mais credibilidade da marca.

vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas resultados

Por sua vez, o departamento comercial fecha negócios com os leads captados, transformando-os em clientes. Ou seja, uma área depende da outra para sobreviver. Ao aproximá-las, os resultados podem ser potencializados.

2. Compartilhamento de informações

Nessa relação de interdependência, compartilhar os dados de cada setor é essencial. Por exemplo, a área de marketing precisa saber que as vendas cresceram 20% após ela otimizar campanhas de Google AdWords. Assim, o departamento entende que aquela ação surtiu efeito positivo e pode ser replicada mais vezes.

Para tanto, o compartilhamento de informações exige uma comunicação eficiente, sem ruídos entre os setores. A melhor forma de isso acontecer está na integração das áreas.

3. Qualificação de leads eficaz

Além de captar leads, compete ao departamento de marketing estreitar o relacionamento com eles. Antes de passar os contatos para a equipe de vendas, é preciso fazer o processo de qualificação de leads, ou seja, identificar aquelas pessoas que já estão mais maduras para a compra e, aí sim, passá-las para o time comercial. Ao receber um lead muito mais preparado para a compra, fica mais fácil aumentar o número de conversões e de clientes satisfeitos.

vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas qualificar leads

Mas os leads que ainda estão no topo do funil de marketing e vendas não devem ser abandonados, hein! Aqui, a equipe de marketing precisa criar ações para educá-los e prepará-los para avançar de fase. Isso envolve a criação de campanhas que evidenciam os benefícios do seu produto ou serviço.

4. Metas em comum e responsabilidade dividida

Mais uma das vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas está em estabelecer metas em comum. Isso facilita a mensuração de resultados de cada ação.

Isso sem falar que a responsabilidade fica dividida. Então, se os leads não estão sendo convertidos em clientes, a culpa não é apenas do time comercial. Neste cenário, não existe mais dois departamentos divididos, e sim apenas um. Portanto, todos devem ser responsabilizados.

5. Crescimento do lucro!

Como consequência de todas as vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas, você vai sentir o benefício no seu bolso, com o crescimento do lucro.

vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas lucro

Afinal de contas, quando existe o compartilhamento de informações e metas em comum, fica mais fácil conhecer melhor o público-alvo e persona da sua empresa. Nisso, você cria campanhas mais assertivas, traz leads qualificados e aumenta as vendas muito mais.

Mas não é só isso. Outro ponto positivo é a economia de recursos. Com uma integração bem-feita e otimização de resultados, a empresa reduz investimentos em campanhas e treinamentos desnecessários.

Além das vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas

O processo de integração das áreas de marketing e vendas pode ser simplificado com a adoção de um software de automação de marketing.

Nele, você concentra todas as suas ações online, como o envio de campanhas de email marketing, a criação de landing pages, a segmentação da sua base de contatos e o agendamento de posts nas redes sociais. Isso sem falar que, na plataforma, os dois departamentos têm acesso aos resultados de cada ação.

além das vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas

Além de possuir todos esses recursos, o ville Target tem outras funcionalidades que potencializam as vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas. Aqui, estamos falando do Lead Tracking e Lead Scoring.

O Lead Tracking permite que você acompanhe o seu lead em toda jornada de compra. Essa ferramenta mostra todas as páginas acessadas por ele dentro do seu site. Por sua vez, o Lead Scoring cria um sistema de pontuação dentro do seu site. Então, à medida que o seu lead realiza diversas ações, ele vai somando pontos.

Aí, você pode fazer a seguinte campanha: quando os usuários alcançarem 50 pontos, por exemplo, você envia um cupom de desconto por email. Isso os motiva a continuarem visitando e comprando no seu site.

Gostou? Então, cadastre-se já no ville Target e tenha acesso a todos esses recursos no plano gratuito!

automacao de marketing

Posts relacionados