(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O Whatsapp é uma das redes de comunicação mais utilizadas atualmente. O aplicativo se tornou um fenômeno, tanto que hoje já é uma realidade para muitas empresas. Mas você sabe realmente como fazer marketing pelo whatsapp.

Quando se fala em marketing digital pensamos logo nas redes sociais mais tradicionais, como Instagram e Facebook. Mas você sabia que o Whatsapp é uma ótima fonte de engajamento?

Esse é um dos aplicativos que mais cresce no fator de quantidade de usuários e oferece os benefícios da autenticidade e personalização. Ou seja, tudo se baseia na construção de novos relacionamentos através das conversas.

Além disso, é uma ferramenta barata, destinada a todo e qualquer tipo de orçamento. Ou seja, se você está iniciando seu negócio digital, pode tranquilamente fazer uso da rede social. Da mesma forma acontece com a empresa que já tem anos de mercado. Se munir de informações sobre o marketing digital e ter conhecimento dessas estratégias pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Com o desenvolvimento da tecnologia, ficou mais fácil fazer negócio e oferecer serviços e produtos através do Whatsapp. Como consequência, as barreiras para a construção de um relacionamento entre as empresas e o consumidor diminuíram, o que é um fato altamente positivo.

Pensando nisso, foi criada a ferramenta Whatsapp Business, trazendo muitas vantagens para quem deseja entender como fazer marketing pelo Whatsapp. Outrossim, através do Whatsapp é possível entrar em contato com o cliente para fazer tirar dúvidas, aumentar seu alcance, saber a opinião dele e até mesmo concretizar vendas.

Por isso, todo empreendedor precisa ter conhecimento dessa ferramenta. No entanto, é preciso ter cuidado para não cometer erros e destruir a imagem que seu cliente tem da empresa. Conheça mais sobre o aplicativo e saiba como fazer marketing pelo Whatsapp e assim, alavancar suas vendas.

O que é o Whatsapp Business?

Whatsapp Business

Certamente você já é usuário do Whatsapp e sabe como utilizá-lo para enviar mensagens de texto, de voz, fotos e outros arquivos. No entanto, o Whatsapp business é a versão comercial do aplicativo.

Através dele, você tem acesso às mesmas funcionalidades da versão normal com a vantagem agora de ter incluído também outros recursos adicionais, que podem complementar seu negócio.

Uma das últimas atualizações do aplicativo permitia até mesmo compartilhar seu status temporariamente, assim como acontece com outras redes sociais, como Facebook e Instagram (recursos que tiveram como fonte inspiradora o Snapchat)

Com a finalidade de fazer marketing pelo Whatsapp, muitas marcas passaram a usar a ferramenta e usufruir dos seus benefícios. De clínicas médicas a academias, seja lá qual for o nicho, pode aproveitar para ter um contato mais direto com seu público. Através dele, é possível:

  • Ser um meio mais próximo de suporte ao seu cliente
  • Divulgar serviços e produtos para clientes
  • Contactar fornecedores
  • Fechar compras

Nesse artigo você saberá como fazer marketing pelo whatsapp. Abaixo listamos algumas funcionalidades do aplicativo.

Funcionalidades do marketing pelo Whatsapp

Existem algumas funcionalidades que facilitam as ações de marketing das empresas que utilizam o Whatsapp para negócios. Algumas diferenças entre o perfil pessoal e o empresarial são:

Perfil de empresa

Uma das principais diferenças entre o perfil empresarial e o perfil pessoal é que você pode inserir informações, tais quais como site, endereço, e-mail, segmento e horário de funcionamento. O seu perfil é o cartão de visitas da sua empresa, então cuidado, pois é através dele que você conseguirá o contato com clientes futuros.

Mensagens rápidas

Quando você utiliza o Whatsapp business pelo computador, segue tendo o controle das suas mensagens recebidas e enviadas. Gerenciar a interação nunca foi tão fácil.

Outrossim, você pode enviar mensagens automáticas, mesmo ausente. Por exemplo, você pode configurar seu perfil para deixar uma mensagem gravada enquanto estiver ausente.

Essa é mais uma forma facilitada de como fazer marketing pelo Whatsapp.

Métricas

Sabemos o quão importante é para o marketing digital avaliar as métricas. É através delas que podemos entender o desempenho do nosso negócio. No Whatsapp business é possível avaliar dados como a quantidade de mensagens que foram entregues, enviadas e lidas. Ao monitorar essas informações, pode-se criar ações que otimizem mais seu negócio.

Tags

Outra funcionalidade possível dentro do Whatsapp business é a possibilidade de separar seus públicos por categorias e criar etiquetas. Ou seja, a depender de qual seja o seu nicho, você poderá classificar seus contatos e conversas com quiser

Continue lendo esse artigo e entenda como fazer marketing pelo Whatsapp, desenvolvendo uma estratégias eficazes.

Whatsapp business: aprenda técnicas para vender mais

Agora que você já está por dentro das funcionalidades do Whatsapp business e já sabe como fazer marketing pelo whatsapp, já pode começar a usar o aplicativo.

Primeiramente, planeje suas ações com o objetivo de promover sua marca e atrair clientes. Portanto:

  • Descubra seu objetivo
  • O que poderá ser feito
  • O que você espera

Esteja atento às dicas que daremos. Aprenda como fazer marketing pelo Whatsapp usando apenas algumas técnicas.

Forneça ao cliente o atendimento pelo Whatsapp

marketing

Assim como em qualquer negócio, um bom atendimento no marketing digital é fundamental. Então, no marketing pelo Whatsapp não seria diferente.

Quem não gosta de ser priorizado pela empresa que acompanha, com rapidez e ter suas dúvidas resolvidas? Essas são ações que conquistam qualquer cliente.

Mesmo que você tenha cometido algum deslize com seu cliente, quando esse erro é reparado rapidamente, sua empresa tem grandes chances de manter esse cliente mesmo insatisfeito, transformando-o e satisfeito.

Inegavelmente, o Whatsapp marketing propicia um tratamento diferenciado com respostas instantâneas. Isso é importante, pois é uma das formas de fidelizar seus clientes já existentes ou conquistar novos clientes.

Por isso, disponibilize esse canal como um espaço onde as pessoas podem pedir ajudar e assim reter mais pessoas.

Dê um suporte a ele. Descubra quais são seus maiores problemas e dificuldades. Coloque-se à disposição para responder questões, receber feedbacks, tirar dúvidas e dar orientações, de forma prática e simples. Mas tenha sempre em conta que os consumidores preferem respostas imediatas.

Faça um planejamento de ações

Tenha em mente que um planejamento das ações futuras são extremamente fundamentais numa estratégia de marketing digital, ainda mais no Whatsapp. Sendo assim, estabeleça quais conteúdos você vai enviar. Pode ser vídeos de divulgação, fotos de produtos, e textos com promoções em códigos.

Ademais, estabeleça também os horários em que serão enviados e em que momento é mais interessante. Pode ser durante uma inauguração de uma loja, lançamento de produto ou mesmo um período de grandes descontos.

Dose a quantidade de mensagens que são enviadas para não ser invasivo. Assim como no e-mail marketing, onde as mensagens podem ser consideradas como spam, você corre o mesmo risco no Whatsapp. O seu cliente pode bloquear seu número e assim sua estratégia ir por terra.

Assim como não se deve fazer spam, evite outras coisas como o envio de arquivos pesados, como vídeos que vão encher a memória do celular de quem recebe.

Outrossim, em hipótese alguma deixe seus clientes sem resposta. Mesmo não sendo positiva ou até mesmo desagradável, trate o cliente com respeito e não o deixe falando sozinho.

Por isso, identifique se sua comunicação está sendo agressiva, pois a consequência pode ser um alto nível de rejeição. Essa estratégia é uma das principais de como fazer marketing pelo Whatsapp e evita que você entre em contato com seu cliente em momentos desnecessários e invada seu espaço.

Siga essas regras e veja o resultado.

Torne seu conteúdo atraente

O Whatsapp disponibiliza algumas opções de formatação para deixar suas mensagens mais chamativas. Utilize o negrito ou itálico para destacar determinadas partes. Faça uso dos gifs, vídeos e imagens que acompanharão o seu texto. Dê um toque mais expressivo ao seu conteúdo usando emoticons.

Certifique-se de que todas as informações que você quer passar para o cliente estejam inseridos nos textos. Por fim, deixe-o interessante e o mais breve que você consiga.

O conteúdo é uma das principais informações que fazem com que seu cliente se sinta interessado pelo que você tem a dizer. Se não for um conteúdo atrativo, provavelmente você entrará na lista dos números rejeitados.

Seja pessoal

Busque gerar mensagens personalizadas e não envie correntes. Mande sempre mensagens que possam interessar ao seu cliente e tenha uma postura profissional, buscando respeitar os limites e espaço do usuário.

Personalização x listas de transmissão

Duas coisas que sua empresa deve atentar-se são as mensagens enviadas com personalização e as listas de transmissão.

Enquanto no recurso das listas de transmissão é possível enviar mensagens padronizadas para um grupo de pessoas com interesses em comum de forma mais rápida, os maiores resultados são obtidos pelas mensagens personalizadas.

Através da lista de transmissão, é possível enviar a mesma mensagem para cerca de 256 pessoas que tem seu número salvo no celular. Avalie qual a melhor estratégia de como fazer marketing pelo Whatsapp da sua empresa.

Em resumo, os benefícios de se usar a ferramenta são visíveis, uma vez que as estratégias são viáveis e podem ter impacto diretamente no seu público. Verifique a aceitação e intensifique suas vendas.

Venda através do Whatsapp

Marketing pelo Whatsapp

Uma dos benefícios de aprender como fazer marketing pelo Whatsapp é poder fazer vendas pelo aplicativo. Aproveite então para fechar compras diretamente pela plataforma. Antes de tudo, providencie um PDF no qual eles consigam visualizar seus produtos.

Através do Whatsapp, ele poderá verificar a disponibilidade do produto, fazer uma reserva ou até mesmo concluir um pagamento.

Pós-venda é tudo

Por fim, procure o cliente não apenas durante o processo de compra, como também depois. Faça um pós-venda, buscando saber como foi o atendimento e como foi a experiência dele ao adquirir o seu produto.

Verifique se as expectativas dele foram alcançadas e se houve algum problema na sua utilização. Essas atitudes diminuem as distâncias entre cliente e empresa e gera valor na mente das pessoas.

Viu como é descomplicado fazer marketing pelo Whatsapp?

Quais são as vantagens de fazer marketing pelo Whatsapp?

Se sua empresa deseja fazer marketing pelo Whatsapp, saiba que as vantagens são muitas. Vamos conhecer algumas delas?

Aplicativo

É mais cômodo

Pelo Whatsapp, o usuário fica livre pra escolher qual hora mais propícia para se comunicar. Ou seja, ele responderá quando for melhor para ele. Essa ação reduz o desconforto que é receber telefonemas em horários não propícios.

Outrossim, o seu cliente se sentirá confortável em te mandar uma mensagem através do aplicativo, quando preciso.

É rápido

Com o Whatsapp business, é certo de que as entregas de suas mensagens estão garantidas. Enquanto que em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, você não tem certeza de que a pessoa leu a mensagem, no Whatsapp ela pode não abri-la, mas saberá que você enviou.

Ele é familiar

Esse é um dos aplicativos mais democráticos que existe. Não apenas os jovens como também pessoas com mais idosos acessam a rede social, que uma das mais usadas no Brasil.

Contato em tempo real

Outro benefício é poder oferecer um atendimento personalizado ao cliente e em tempo real. O aplicativo disponibiliza recursos como chamadas de vídeo, voz e bate papo, que podem ser usados com os seus clientes.

Outrossim, essas facilidades possibilitam um contato personalizado com o consumidor. Use o aplicativo para oferecer descontos e receber pedidos. Coloque em prática as dicas que demos de como fazer marketing pelo Whatsapp.

Fidelize seus clientes

Depois de ler esse artigo, você já sabe como utilizar o Whatsapp como um aliado na busca por novos clientes. Ele tem o poder de potencializar suas vendas, através do seu método de fácil de utilização e custo baixo.

Aprender a como fazer marketing pelo Whatsapp é uma opção certeira para pequenas empresas que precisam de estratégias mais acessíveis e rápidas para se relacionar com seus clientes.

Ou seja, nesses tempos de ampla concorrência, quem se destaca no mercado são as empresas que utilizam os diversos canais de comunicação para chegar no seu cliente.

Aquelas empresas que sabem como envolvê-lo, cativá-lo e entende os seus comportamentos e desejos levam vantagem diante da concorrência. Por isso, mantenha-se por dentro das atualizações feitas no Whatsapp para utilizá-lo como um canal de comunicação versátil e dinâmico.

Veja qual dica se encaixa nas suas estratégias de marketing digital e aproveite as ferramentas gratuitas para crescer no seu negócio. E por falar em ferramentas gratuitas, conheça os benefícios do plano gratuito de automatização da Ville Target e alavanque suas vendas de uma vez por todas.

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !