27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Demorou, mas chegou. O recurso que permite realizar vendas pelo Instagram desembarcou em oito países: Brasil, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Austrália, Canadá e Espanha. Antes, essa funcionalidade só estava disponível nos Estados Unidos.

Aliás, esse recurso era uma das tendências do Instagram para este ano, que divulgamos recentemente. Quem trabalha com marketing digital precisa estar sempre atento às novidades para não chegar atrasado. É importante surfar a onda na hora certa.

Mas vamos ao que interessa. Veja como usar o novo recurso do aplicativo para alavancar suas vendas:

 

Vendas pelo Instagram: como funciona o recurso?

 

Você já costuma inserir tags nas fotos para marcar o perfil de seus amigos, né? Chamado de Instagram Shopping, o novo recurso possibilita fazer o mesmo, só que as “marcações” levam o usuário para a página de vendas dos produtos.

O recurso funciona, portanto, como uma mão na roda. Agora, os seguidores não terão mais problemas em encontrar, dentro do site, uma peça que chamou a atenção deles no Instagram. Basta clicar no link da foto e realizar a compra diretamente pelo aplicativo.

 

Vendas pelo Instagram na prática

 

E já dá para ver o resultado na prática. A loja virtual Amaro Fashion foi a primeira marca de moda a testar a funcionalidade. Ao acessar o perfil da loja, você deve clicar na aba “Comprar”.

 

vendas pelo Instagram loja Amaro

 

Nisso, você é redirecionado para uma página com muitas fotos de modelos divulgando os produtos da marca. Ao clicar em uma imagem, aparecem as tags. Caso tenha interesse em alguma peça, basta tocar na tag que você vai direto para a página de compra.

 

Descrição dos produtos

 

Quando você chega à página de compra, perceba que há uma pequena descrição de cada produto. Adicionar informações pode ser decisivo para convencer seus seguidores a concretizar a venda.

 

vendas pelo Instagram descrição

 

Portanto, procure dedicar tempo para fazer uma descrição completa de cada produto que você divulgar no aplicativo.

 

Passo a passo para vender pelo Instagram

 

Primeiramente, é importante frisar que, para começar a vender pelo aplicativo, você precisa atender a alguns requisitos. O primeiro deles é vender produtos físicos que estejam de acordo com a política da plataforma. É preciso, também, ter um perfil comercial no Instagram.

Caso você esteja enquadrado nessas condições, você deve solicitar uma análise do aplicativo para liberar a funcionalidade. Normalmente, esse processo leva alguns dias. Quando for aprovada, você recebe uma notificação e já o recurso de vendas pelo Instagram já está disponível.

Aí, você pode marcar os produtos tanto em fotos novas quanto nas antigas. Aqui, é possível marcar cinco produtos por imagem ou até 20 por carrossel.

 

Otimize suas vendas pelo Instagram

 

Para adicionar a guia “Comprar” no seu perfil, você deve adicionar tags de produtos em pelo menos nove imagens. Quanto mais marcações você fizer, melhor. Assim, os seguidores podem navegar pela sua conta como se estivessem em uma loja virtual.

 

vendas pelo Instagram marcação

 

Vale a pena, também, anunciar a novidade pelo Stories. Nem todos os usuários sabem dessa funcionalidade.

Por fim, certifique-se de que todas as marcações levam o usuário para a página correspondente aos produtos divulgados. Não é nada mais frustrante do que clicar em um link para ir a uma página e acabar caindo em outra, né?

Aliás, como as pessoas utilizam o Instagram pelo celular, é fundamental que a sua lojas seja uma página web responsiva. Caso contrário, a experiência do usuário não será positiva.

 

Vantagens do recursos de vendas pelo Instagram

 

O Instagram Shopping permite divulgar os produtos da sua marca para uma plataforma com mais de 800 milhões de usuários ativos. Uma verdadeira vitrine virtual, não?

Inclusive, já foram realizados testes sobre o novo recurso de vendas do aplicativo. Os resultados indicam que, graças à nova funcionalidade, perfis de negócio aumentaram o tráfego em 25% e a receita em 8%.

Cada vez mais, o Instagram tem se tornado a rede social preferida para quem anuncia pela internet. Se você não quer ficar para trás, aproveite para baixar nosso ebook “Guia Definitivo do Instagram para Negócios”.

E boas vendas pelo aplicativo!

 

 

Posts relacionados