27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Vender exige esforço contínuo, certo? Nem sempre. Em plena era digital, você pode deixar a tecnologia trabalhar um pouco para você. Aliás, neste artigo, você vai descobrir como vender mais com automação de marketing.

É claro que você não vai ficar de braços cruzados; não exageremos, né?! A automação só funciona, quando você desenha uma estratégia adequada ao seu negócio. Para tanto, é preciso conhecer muito bem seu público-alvo e persona. Dessa forma, você sabe em quais canais se comunicar com seus potenciais clientes.

Para completar, você deve ficar sempre atento aos indicadores de marketing digital. Assim, é possível determinar as estratégias que estão dando bons resultados e aquelas que precisam de melhorias.

Enfim, vender mais com automação de marketing não significa que você não terá mais que trabalhar. Muito pelo contrário. Ao invés de perder tempo executando tarefas operacionais, você se dedica à parte mais estratégica do negócio.

Quem pode vender mais com automação de marketing?

Engana-se (muito) quem pensa que apenas negócios digitais podem usufruir dos benefícios da automação de marketing. Segundo pesquisa da Connected Life, cerca de 88% dos consumidores fazem pesquisa online sobre um produto ou serviço antes de comprar. Esse hábito serve tanto para adquirir um carro novo quanto para ir a um restaurante.

Diante desse dado, podemos concluir que todas as empresas – de todos os tamanhos e segmentos – devem, de alguma forma, marcar presença online. Isso inclui produzir conteúdos digitais para blogs e redes sociais e disparar campanhas de email marketing para a sua base de contatos.

vender mais com automação de marketing negócios

Vamos pegar um exemplo de um restaurante, que só atende localmente. Na hora da conta, o estabelecimento pede que os clientes respondam uma rápida pesquisa de satisfação. De quebra, solicita algumas informações pessoais, como nome, email e telefone.

Pronto, com esses poucos dados, já é possível vender mais com automação de marketing. Quer ver só? Você cadastra todos os contatos que avaliaram positivamente a sua pesquisa e responderam que voltariam ao local na sua ferramenta de automação.

Quando houver alguma promoção especial ou novos pratos no cardápio, dispare uma campanha para essa lista de clientes satisfeitos. É interessante, inclusive, deixar um botão de reserva online no corpo do email. Capriche nas imagens da sua campanha para deixar os clientes com água na boca e vontade de jantar no seu restaurante.

Passo a passo para vender mais com automação de marketing

1. Atrair mais leads qualificados

Para aumentar as suas vendas, você precisa alcançar mais pessoas, né? Nesse sentido, recomenda-se criar um blog corporativo, onde você sobe conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo.

Com essa estratégia, você treina e educa seus potenciais clientes para a compra. De quebra, as chances de posicionar o seu site nos primeiros resultados do Google aumentam consideravelmente. Isso, por consequência, gera muito mais tráfego orgânico também.

Tá, mas para fazer isso não precisa de nenhuma ferramenta. Isso é verdade. A automação de marketing entra aqui: para não perder as visitas que chegarão à sua página, vale muito a pena inserir um formulário no site para captar leads. Assim, mesmo que não aconteça uma venda imediata, você fica com o contato de um potencial cliente em mãos.

O mesmo acontece quando você cria uma landing page de recompensa. Nela, você oferece algum material gratuito em troca de informações dos usuários. Pode ser um ebook, uma planilha ou mesmo uma videoaula.

Quando um usuário se cadastrar no formulário do seu site ou landing page, ele entra automaticamente em uma lista. Aí, você pode fazer ações bem específicas e personalizadas para engajar e, quem sabe, converter esse lead no futuro.

2. Disparar campanhas de email marketing

Você sabia que o email marketing converte três vezes mais do que as redes sociais? Segundo uma pesquisa americana, 44% dos usuários já fizeram ao menos uma compra depois de receber um email promocional. Diante desses dados, podemos concluir que, sim, é possível vender mais com automação de marketing.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados nessa estratégia. Isso porque ela só funciona quando você direciona as mensagens certas para as pessoas certas. E nos momentos mais adequados.

Na prática, isso significa que você não pode encaminhar uma oferta de um serviço para os leads que ainda nem conhecem direito seu mercado. Portanto, faça a segmentação de seus contatos de acordo com as fases do funil de vendas e marketing que eles se encontram.

vender mais com automação de marketing email marketing

Outro detalhe que merece atenção é quanto à frequência de envios. A princípio, você pode pensar que encaminhar uma série de emails diários faz com que você receba atenção de seus contatos. Mas isso acaba virando uma arma contra você mesmo. Isso porque nada irrita mais o usuário do que receber muitas mensagens repetitivas.

Um email marketing matador costuma ter um título bem chamativo que induz o usuário a clicar nele. Mais do que isso, é preciso passar uma mensagem objetiva e personalizada, como se você soubesse exatamente aquilo que o destinatário deseja. Por fim, não se esqueça de mesclar textos com imagens e botões de Call to Action.

3. Utilizar Lead Tracking e Lead Scoring

Sabemos que uma das maiores dificuldades para um time de marketing é identificar em qual fase do funil cada lead se encontra. Graças aos recursos Lead Tracking e Lead Scoring, essa questão deixa de ser subjetiva.

Isso porque essas funcionalidades acompanham cada passo do usuário dentro do seu site e, assim, você consegue entender como ele se relaciona com suas ações. Vamos explicar por partes.

De forma resumida, o Lead Tracking indica todas as páginas do seu site que o usuário acessou ao longo do tempo. Então, uma pessoa que leu conteúdos sobre investimento de renda variável e que chegou a ir até a página sobre o curso de “Como investir na Bolsa de Valores” está muito perto de se matricular nessa disciplina.

Por sua vez, o Lead Scoring cria um sistema de pontuação dentro do seu site. Então, à medida que o seu lead realiza diversas ações, ele vai somando pontos. Baixou um ebook? Ganha 20 pontos. Clicou nos links de seu email marketing? Mais 10 pontos.

Aí, você pode fazer a seguinte campanha: quando os usuários alcançarem 50 pontos, por exemplo, você envia um cupom de desconto por email. Isso os motiva a continuarem visitando e comprando no seu site.

vender mais com automação de marketing lead trakcing elead scoring

A partir dessas informações, a sua equipe de vendas deve ser notificada para realizar uma abordagem mais comercial com esse lead. Viu que vantagem! Para uma abordagem ainda mais certeira e personalizada, vale a pena conferir todo o histórico do lead, como mostra a imagem acima.

4. Marcar presença nas redes sociais

Os seus potenciais clientes estão por todo lugar, principalmente nas redes sociais. Pode apostar.

Segundo relatório promovido pela agência We Are Social, já são mais de 130 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Certamente, boa parte do seu público-alvo está nessas plataformas.

Aqui, sabemos que as pessoas não costumam entrar, por exemplo, no Facebook para tomar decisões de compras. Elas querem compartilhar novidades e curtir fotos e posts de amigos.

No entanto, reforçar a presença da sua marca pode ser importante nesse momento. E não seja aquela empresa chata que só sabe falar sobre seus produtos ou serviços. Tente dialogar com as pessoas, fazendo publicações sobre as principais tendências do momento. Eventualmente, vale a pena fazer uma oferta por lá.

O importante é não ficar muito tempo sem dar as caras. Se deixar de publicar na sua fanpage, dá a impressão que você abandonou esse canal de comunicação. A tendência é que você perca seguidores nas redes sociais.

Por outro lado, reforçar a imagem da sua empresa com publicações de engajamento e “vendedoras” pode fazer com que os usuários se lembrem da sua empresa no momento de compra.

Por isso, utilizar o recurso de agendamento de posts nas redes sociais é tão importante. Em pouco tempo, você programa todas as publicações do mês e se preocupa com outras questões importantes para seu negócio.

Viu como é possível vender mais com automação de marketing digital? Agora, vem a melhor notícia de todas: você pode utilizar todos esses recursos gratuitamente. Para tanto, é preciso se cadastrar na plataforma ville Target.

No plano gratuito, você consegue criar até 2 landing pages, disparar 3 mil emails, cadastrar 300 leads e gerenciar uma conta nas redes sociais. À medida que sua base de contatos aumentar, basta migrar para um plano completo. Esse processo é feito automaticamente, sem pegadinhas nem taxas escondidas.

workshop automação de marketing

Posts relacionados