27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Uma das melhores maneiras para captar leads qualificados está na produção de um webinar de sucesso. Basicamente, ele é um seminário online transmitido ao vivo para um público fechado. Essa estratégia se assemelha às lives do Facebook e Instagram.

Além de gerar novos leads, o webinar possibilita uma interação muito mais próxima com seus clientes, uma vez que eles podem fazer perguntas durante a transmissão ao vivo.

Enfim, é uma conversa de duas vias, o que mantém o seu público-alvo e persona engajados. Isso sem falar que, ao colocar a sua “cara na tela”, você começa a ser visto como uma autoridade no mercado em que atua.

Mas para que todos esses benefícios possam ser percebidos, a sua transmissão precisa ter uma grande audiência. Portanto, continue acompanhando esse texto e veja como fazer um webinar de sucesso:

Passo a passo para fazer um webinar de sucesso

1. Ter conhecimento avançado em um assunto

Normalmente, um webinar tem entre 1 hora e 1 hora e meia de duração. Se você não domina tanto um assunto, esse tempo parece uma infinidade. E nem pense em ficar repetindo dados e falar o óbvio. Isso frustra as expectativas de quem se inscreveu no seu webinar.

webinar de sucesso conhecimento

Durante toda a transmissão, você precisa levar informações novas e relevantes. Por isso, é muito importante você ter um conhecimento avançado sobre o mercado em que você atua.

2. Definir um objetivo do webinar

Tudo deve ser pensado com base em um objetivo que você pretende alcançar com seu webinar. Temas mais amplos, por exemplo, são melhores para uma webinar que visa gerar novos leads.

Agora, se o objetivo for vender, seu webinar deve ser mais demonstrativo, destacando um produto ou serviço. A venda exige uma abordagem mais aprofundada.

3. Faça uma apresentação em PPT

Um webinar de sucesso precisa ter um roteiro a ser seguido. Por mais que domine muito um assunto, você pode se perder em meio a tantas informações. Isso não pega bem para os telespectadores.

webinar de sucesso apresentação PPT

Nesse sentido, recomenda-se fazer uma apresentação em PPT para acompanhar a sua transmissão. Como se fosse uma aula a distância mesmo.

No começo, vale a pena dar uma contextualizada no assunto, apresentando dados do mercado em que você atua. Na sequência, dê informações relevantes e inéditas. Dessa forma, você consegue prender a atenção de quem está te assistindo.

E todo webinar de sucesso finaliza com uma sessão de perguntas e respostas. Esse momento não serve apenas para tirar todas as dúvidas dos usuários que estão te assistindo, mas também para provar que você é um especialista no assunto.

Quando fazer um webinar?

Um webinar de sucesso começa com a definição do dia e do horário da sua transmissão. Por exemplo, não é recomendável programar um webinar em uma véspera de feriado, quando a maioria das pessoas costuma viajar e se desconectar. Certamente, ele não terá a audiência esperada.

quando fazer um webinar de sucesso

Outro ponto a ser observado é o horário da transmissão. Dependendo do seu público-alvo, fazer um webinar no meio da tarde pode ser mais vantajoso do que um à noite. Mas essa questão pode variar conforme a sua disponibilidade e a de seu público.

Divulgação para ter audiência no webinar

A propaganda é a alma do negócio – e a do webinar de sucesso também. Depois de tanto trabalho para planejar uma transmissão, você precisa fazer um trabalho de divulgação com certa antecedência. Dessa forma, os possíveis interessados conseguem se programar para assistir à sua transmissão sem problemas.

1. Landing Page

O primeiro passo está em criar uma landing page para divulgar o seu webinar. Aqui, vale a pena destacar o número máximo de usuários que podem assistir à sua transmissão. Isso dá um senso de urgência para as pessoas se inscreverem logo com nome e email de contato.

2.  Redes Sociais

Claro, você deve divulgar seu webinar nas redes sociais. Provavelmente, os seguidores dos seus perfis tenham interesse no assunto que será abordado na sua transmissão.

Como a audiência das redes sociais é muito rotativa, aproveite para fazer diversas publicações convidando os seus seguidores a se inscreverem no seu webinar. Na chamada, vale até destacar quantos dias faltam para a transmissão para criar uma expectativa positiva.

Um caminho interessante é anunciar o seu webinar nas mídias pagas, como Facebook Ads e Google AdWords. Isso porque você pode direcionar o anúncio para as pessoas que, de fato, tenham o interesse em assistir à sua transmissão.

3. Email marketing

Quem nunca esqueceu um compromisso que atire a primeira pedra. Não é porque centenas de usuários se inscreveram no seu webinar que a sua audiência será grande. É possível que a maioria deles se esqueça de assistir à transmissão no dia.

webinar de sucesso email marketing

Por isso, é fundamental que você envie lembretes por email para todos os usuários que se inscreveram. E você não precisa perder muito tempo nessa tarefa, hein. Basta recorrer à uma ferramenta de automação de marketing para fazer esse trabalho por você.

Aqui, é interessante você programar o seguinte fluxo de email:

  • quando o usuário se cadastra na landing page para assistir ao seu webinar, automaticamente ele recebe um email de confirmação;
  • quando faltar 1 hora para começar o seu webinar, a ferramenta deve disparar um lembrete para todos os usuários cadastrados;
  • quando faltarem apenas 10 minutos, reforce o lembrete e avise que falta muito pouco para o webinar começar. Aliás, vale até inserir o link da transmissão ao vivo para o usuário se conectar logo
  • um dia depois do webinar, encaminhe um email com uma pequena pesquisa para saber a satisfação do usuário.

Com os recursos do ville Target, você consegue fazer todo esse trabalho de divulgação em pouco tempo. Entre eles, podemos destacar a criação de landing pages de forma rápida e intuitiva, o agendamento de posts nas redes sociais, a segmentação da base de contatos e o disparo automático de email marketing.

Cadastre-se agora mesmo e impulsione suas ações de marketing!

automacao de marketing

Posts relacionados