27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Recentemente, apresentamos os canais de comunicação com o cliente que você deve utilizar no dia a dia da sua empresa. Entre eles, estavam os aplicativos de mensagens instantâneas. E a novidade da vez é que você pode utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas do seu negócio.

Espera um pouco, você nunca ouviu falar no WhatsApp Business? Então vamos explicar rapidamente. Trata-se do aplicativo de troca de mensagens voltado exclusivamente para negócios, principalmente pequenas empresas e profissionais liberais.

E não foi por acaso que o Facebook, dono do aplicativo, resolveu criar uma versão empresarial. A gigante da tecnologia percebeu que muitas pessoas utilizam o WhatsApp para fazer pedido em padarias locais e até para solicitar fotos da nova coleção de lojas de roupas.

Você já usa o aplicativo para conversar com seus clientes? Você não é o único. A consultoria Morning Consult afirma que 80% das pequenas empresas do Brasil e da Índia também o fazem.

Então, por que começar a utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas da sua empresa? A princípio, você consegue separar suas conversas pessoais das profissionais. Vamos combinar que isso já é ótimo, mas há muito mais vantagens nessa troca.

Confira os recursos da nova versão do aplicativo e veja como utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas:

Bom atendimento também vende

Sabemos que clientes satisfeitos têm muito mais chances de retornarem à sua loja e comprarem novamente. Isso sem falar que eles podem recomendar sua empresa para amigos, familiares e colegas de trabalho. Logo, prestar um bom atendimento ajuda, sim, a impulsionar as vendas.

Nesse sentido, ter mais um canal aberto para o diálogo com o público-alvo e persona da sua empresa conta muito. E certamente os seus clientes utilizam o WhatsApp, afinal, o aplicativo tem uma base ativa de mais de 1,3 bilhão de usuários.

Acesse o WhatsApp de qualquer dispositivo

Isso já acontece no aplicativo tradicional. É possível receber e enviar mensagens no WhatsApp Empresarial pelo seu computador, tablet ou smartphone. Você não fica mais refém apenas do celular.

whatsapp business para aumentar as vendas multiplataforma

Isso dá muita liberdade para você realizar outras tarefas ao mesmo tempo em que responde às mensagens dos seus clientes.

Utilizar WhatsApp Business transmite credibilidade

Ao utilizar o WhatsApp Business, você aparece como um perfil profissional para todos os seus contatos. Mais para frente, você deve ganhar um selo de verificação provando que o contato da sua empresa é legítimo. Esse esquema de verificação já acontece no perfil de empresas e celebridades nas redes sociais. Trata-se de uma estratégia para evitar que os usuários sejam enganados por golpistas.

whatsapp business para aumentar as vendas credibilidade

Para passar mais credibilidade ainda, é importante que você mantenha suas informações corporativas atualizadas em seu perfil. Aqui, vale colocar o logo da sua empresa, destacar contatos de telefone e email e fazer uma breve descrição da sua empresa.

WhatsApp Business fornece indicadores

Uma grande vantagem das ferramentas de marketing é que elas fornece muitos indicadores. E a história se repete com o WhatsApp Business. Aqui, não há espaço para achismo. Você deve saber o resultado de cada ação executada pela sua empresa.

O aplicativo corporativo fornece uma série de dados: número de mensagens enviadas, entregues, lidas, recebidas e por aí vai.

Faça a migração de conversas

Como falamos no começo deste texto, é provável que o aplicativo tradicional sirva como canal de atendimento aos clientes da sua empresa. Talvez, isso gere uma resistência para você não utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas.

whatsapp business para aumentar as vendas migração de conversas

Bobagem. A versão empresarial permite que você faça a migração de todas as conversas. Assim, você consegue dar sequência a um atendimento já iniciado anteriormente.

Crie respostas automatizadas

Bom atendimento não abre espaço para perguntas sem respostas. Se o seu cliente te procurou, responda-o imediatamente. E com o WhatsApp Business, isso é possível mesmo que você não esteja online no momento. Para tanto, você deve criar respostas automatizadas inteligentes.

Por exemplo, quando estiver fora do horário de expediente, você pode programar uma resposta falando que vai responder às dúvidas do cliente no dia seguinte. Esse recurso já existe em fanpages do Facebook e ferramentas de email. Aliás, que tal relembrar as vantagens em usar chatbot na sua empresa?

WhastApp ainda está restrito

Todos esses recursos estão disponíveis na versão gratuita. Afinal, ela foi desenvolvida principalmente para pequenas empresas e profissionais liberais.

No entanto, o aplicativo ainda não está disponível para todos. Por enquanto, o WhatsApp Business funciona apenas em aparelhos Android, e em alguns países. A versão para iPhone deve ser disponibilizada em breve.

Além do WhatsApp Business para aumentar as vendas

Como você viu, a vantagem de utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas está no rápido atendimento, o que estreita o seu relacionamento com o cliente. Mas você não pode ficar refém de um único canal de comunicação com o cliente, hein!

Aliás, o ideal é que o WhatsApp Business funcione apenas como uma ferramenta de atendimento ao cliente. Não é interessante utilizá-lo para divulgar promoções, por exemplo. Isso porque enviando uma mensagem diretamente para o WhatsApp pessoal dos clientes, você acaba invadindo a sua privacidade. Talvez, isso gere um certo incômodo.

E existem tantas outras ferramentas para você divulgar suas ações promocionais. Que tal aproveitar todos os benefícios do email marketing? Nesse caso, você deve enviar mensagens apenas para os contatos que te autorizam fazer isso. Outro caminho está em publicar com frequência nas redes sociais, principalmente conteúdos que engajem seus seguidores.

E você não precisa perder tempo para realizar todas essas ações. No ville Target, você segmenta sua base de contatos, programa envios automáticos de campanhas e email marketing e, de quebra, faz o agendamento de posts nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

Ótimo, não? Sendo uma empresa que marca presença em todas as fases do funil de vendas e marketing do seu cliente, você tem tudo para impulsionar os seus negócios!

automacao de marketing

Posts relacionados